SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

PESQUISA

NDCT: Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC Graduação)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se em um momento de potencialização e sistematização de habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo da Graduação, na forma de Artigo Original. Trata-se de uma experiência fundamental na formação do egresso, uma vez que lhe proporciona a oportunidade de resolver, de forma rigorosa e criativa, problemas teóricos e práticos relacionados à área da saúde.

Como trabalho que se submete aos padrões da produção científica, o TCC deve respeitar seus parâmetros. Assim, ele envolve, basicamente, três etapas: a de formulação de um projeto, sua execução na forma de uma investigação, e a apresentação de seus resultados de maneira a ser julgada pela própria comunidade científica. Essas três etapas conjugadas e sujeitas ao crivo da lógica de procedimento da Ciência asseguram ao TCC um caráter diferente dos trabalhos normalmente desenvolvidos pelos estudantes em suas respectivas disciplinas.