SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Ensino

Infraestrutura de Ensino

Laboratórios de Habilidades Específicas

 

 

LABORATÓRIO DE HABILIDADES EM ENFERMAGEM

 

 

O Laboratório de Habilidades em Enfermagem, contempla a realização das práticas das disciplinas Semiologia de Semiotécnica de Enfermagem I e II, Anatomia Humana II, Enfermagem na Saúde da Mulher, Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, Cuidado de Enfermagem ao Paciente Crítico, Enfermagem Centro Cirúrgico e Central de Material e Cuidado de Enfermagem ao Paciente Cirúrgico. 


As instalações do laboratório contemplam 96 m2, situa-se no térreo do bloco A e está dividida em duas salas. A primeira sala possui três camas hospitalares completas com três simuladores adulto, sendo um simulador com capacidade para suporte básico de vida, dois berços de unidade intermediária neonatal, dois simuladores bebês, três simuladores de braço para punção venosa e kits simuladores de feridas de diversos tamanhos.

 

O segundo ambiente possui duas mesas dispostas no centro do laboratório com banquetas para a acomodação do estudante durante as aulas práticas realizadas nas bancadas e data show para exposição do conteúdo pelo professor.

 

O laboratório dispõe de todos os tipos de materiais médico hospitalares, necessários para as aulas práticas, de uso continuo descartáveis e bens duráveis, como balança antropométrica, aparelhos de aferição da pressão arterial completos, roupa de cama, berço de acrílico para banho do recém-nascido, entre outros materiais. 
 

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 

 


 

LABORATÓRIO DE HABILIDADES EM FISIOTERAPIA

 

 

É um laboratório multidisciplinar, onde as práticas relacionadas às habilidades específicas do curso de Fisioterapia ocorrem. Está alocado no térreo do bloco A, possui 120m2, sendo equipado com macas, divãs, cicloergômetros, esteiras ergométricas, equipamentos para eletrotermofototerapia (ultrasom, TENS, laser, Infravermelho, FES, Striad, dentre outros). O Laboratório de Habilidades em Fisioterapia possui também todos os equipamentos necessários para avaliação e reabilitação nas áreas de traumato-ortopedia, reumatologia, dermatofuncional, neurologia, respiratória, cardiovascular, pediatria, uroginecologia, e hospitalar adulto e neonatal. Para a utilização desse cenário, as turmas são divididas conforme preconizado pelas DCNs para o curso de Fisioterapia.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 

 


 

LABORATÓRIO DE HABILIDADES EM FARMÁCIA

 

 

Situado no Bloco C, o Laboratório de Habilidades Farmacêuticas (LHF) é situado no Campus da Faculdade, em uma área de 120 m². Por sua concepção, o espaço é dividido em vários ambientes, denominados segundo as atividades desenvolvidas em cada um deles:

 


•    Laboratório de Lavagem e Descarte de Material, que é o local onde são realizados os procedimentos de lavagem e secagem de vidraria e descarte de resíduos sólidos e líquidos; 
•    Laboratório de Homeopatia, com estrutura para manipular fórmulas oficinais e magistrais, segundo a farmacotécnica homeopática;
•    Laboratório de Controle de Qualidade, planejado para a conferência da matéria-prima e do medicamento manipulado e sua devida rotulação.

 


A infraestrutura qualificada deste laboratório permite a realização de pesquisas como validação de metodologias analíticas e estudos de equivalência farmacêutica, dentre outras. Neste ambiente, ocorre o desenvolvimento de atividades práticas de físicoquímica, estudo de estabilidade de matérias-primas e formas farmacêuticas sólidas, líquidas e semi-sólidas.
No Laboratório ocorrem ainda as aulas práticas da disciplina Química Farmacêutica sobre estrutura química e propriedades físico-químicas de fármacos, e determinação dos parâmetros físico-químicos correlacionados às características farmacológicas dos fármacos analisados. Os estudantes desenvolvem as boas práticas de fabricação (BPF), que os capacita preparar, em nível magistral, alopático e homeopático as diferentes formas farmacêuticas.

 


Dentro do LHF, isoladamente, está instalado o Laboratório Semi-Industrial, onde são desenvolvidas, produzidas e controladas a qualidade de produtos de higiene e limpeza (saneantes domissanitários) e preparações sólidas, semi-sólidas e líquidas. O estudante pode vivenciar as rotinas de boas práticas de fabricação relacionadas às atividades de produção e desenvolvimento, além das rotinas de boas práticas de laboratório – BPL, os Procedimentos Operacionais Padrão – POPs, as Fichas de Fabricação, as marchas analíticas e os documentos de validação, relacionados ao controle de qualidade. Neste local são executadas as práticas da disciplina Tecnologia Farmacêutica e Dermocosméticos.
 

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 


 

LABORATÓRIO DE HABILIDADES EM ODONTOLOGIA

 

 

Com 120m2 de área, o laboratório de habilidades em odontologia está localizado no térreo do bloco C e é um espaço destinado ao desenvolvimento das habilidades psicomotoras e cognitivas das disciplinas que compõe uma boa parte da grade curricular do curso. Um espaço amplo, climatizado e com 40 equipos odontológicos, bonecos de simulação de procedimentos clínicos endodônticos, de dentística e materiais, prótese e radiologia. Dois boxes dotados de aparelhos de raio X dão suporte e apoio para o desenvolvimento de várias atividades práticas indispensáveis a formação do futuro cirurgião dentista.

 

carregando carregando carregando

 

 

 

 

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro