SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Ensino

Infraestrutura de Ensino

Convênios e Parcerias de Estágios

 

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema oferece uma série de cenários de prática próprios e conveniados para seus estudantes.

Desde o início da graduação, o processo de ensino-aprendizagem é realizado da teoria para a prática. A partir do segundo período, estudantes dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odontologia participam do Programa Integrador, que possibilita a atuação nas comunidades e Unidades Básicas de Saúde, junto com equipes multidisciplinares, entendendo a realidade da população.

A Suprema é uma das poucas faculdades particulares do país com Hospital de Ensino Conveniado - certificado pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde - Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus-HMTJ, que é 100% SUS, e é também certificado ONA Nível 3-Excelência. O HMTJ é referência para a população de Juiz de Fora e região, oferecendo atendimento personalizado e humanizado de alta complexidade. Além de ser campo para pesquisas, é também centro de capacitações e formação de profissionais na área da saúde. Com atendimento 100% SUS, comporta ainda as clínicas de Fisioterapia e Odontologia, Laboratório de Análises Clínicas de grande porte e aporte tecnológico e Farmácia Hospitalar, que atendem a todos os requisitos para assistência e formação acadêmica na área.


Além destes cenários, o campus da Suprema possui arquitetura voltada para o ensino da saúde, com vários laboratórios de alta complexidade. Entre eles, o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística, composto por manequins computadorizados, que reproduzem situações que exigem do estudante o diagnóstico e tratamento corretos para salvar uma vida. Outros cenários diferenciados são o Centro de Cirurgia Minimamente Invasiva e Centro de Cirurgia em Cadáver Fresco.

Essa infraestrutura, aliada a uma metodologia que visa embasar o estudante de forma ética e reflexiva e a qualificação do corpo docente, formam o alicerce de um modelo de ensino que tem por objetivo formar profissionais de excelência na área da saúde.
 

Como funcionam as atividades práticas?

As Atividades Práticas consistem no ensino em campo de prática ou laboratório de habilidades, e requer a presença contínua do docente junto aos estudantes. O Estágio Obrigatório caracteriza-se por um conjunto de atividades de aprendizagem profissional, proporcionando a integração entre teoria e prática, mediante a participação em situações reais de trabalho. Para tanto, o acadêmico conta com a participação dos profissionais dos serviços de saúde no processo ensino-aprendizagem, que auxiliam ainda os docentes, prestando informações sobre as rotinas dos serviços no desenvolvimento das práticas supervisionadas.

O estágio obrigatório é realizado em instituições públicas, privadas e filantrópicas conveniadas com a FCMS/JF, como Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento Santa Luzia (UPA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital Monte Sinai, Associação de Combate ao Câncer (ASCOMCER), Fundação João de Freitas, Hospital Ana Nery e Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus HMTJ).

 

Principais Cenários e Convênios:

 

Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ)

 

A Suprema é uma das poucas faculdades particulares do país com Hospital de Ensino conveniado, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). O convênio com o HMTJ representa um novo centro de referência para a população de Juiz de Fora e região, oferecendo atendimento personalizado e humanizado de alta complexidade, além de servir de aporte para pesquisas e capacitações de profissionais na área da saúde.

 

 


 

 

Hospital Ascomcer


 

A Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora – ASCOMCER é uma entidade civil de caráter filantrópico e sem fins lucrativos, mantenedora do Hospital Maria José Baeta Reis.

É um Hospital de oncologia, com recursos quimioterápicos e radioterápicos, serviço de tecnologia de ponta em radioterapia e UTI. A instituição também presta atendimentos ambulatoriais de diagnóstico e prevenção como ultrassonografia, mamografia, patologia clínica e exames preventivos de câncer de colo uterino e de mama.

Atende a pacientes do SUS de todas as faixas etárias, sendo centro de referência para cirurgia oncológica na região. É um campo de estágio importante para a formação do aluno pelo tipo de paciente atendido, e por ser referência na área do SUS em todas as áreas de Oncologia Clínica e Cirúrgica.

Na Farmácia Hospitalar da Ascomcer, os estudantes de Farmácia aprendem a atender em tempo hábil todas as prescrições médicas e solicitações, preparar com qualidade e agilidade medicamentos antinoeplásicos para infusão, e prestar um serviço de atenção farmacêutica com qualidade, proporcionando um atendimento de qualidade em oncologia alicerçado na ética e na humanização.

 


 

 

Hospital Ana Nery

 

O Hospital Ana Nery constitui-se como um hospital secundário para o ensino da Suprema. Tem a missão de contribuir para a integralidade da atenção à saúde, de forma regionalizada, em pacientes convalescentes, crônicos e de múltiplos agravos, que necessitam de cuidados prolongados e reabilitação físico-funcional. É referência na macrorregião sudeste do Estado de Minas Gerais, dispondo de profissionais competentes e capacitados em reabilitação.

Consiste em unidade de hospital geral que dispõe de leitos para internação, com média complexidade, conveniado com o SUS, para o atendimento a pacientes de longa permanência, incluindo doenças crônico-degenerativas e psiquiátricas. É também um centro de recuperação de pacientes toxicômanos referenciados pelo SUS.

Através de metodologia de gestão integrada junto ao seu corpo funcional, este Hospital realiza planos terapêuticos individualizados, multidisciplinares, nas áreas de patologias neurológicas, osteomusculares, pulmonares, cardiovasculares e de dependência química, com vistas à autonomia dos atos de vida diária dos pacientes, apesar dos agravos que geram dificuldades laborativas.

A adoção de práticas interativas de grupos, junto aos familiares, orientando sobre os diversos aspectos envolvidos na recuperação do paciente, bem como a sua previsibilidade de reinserção social através de programa especializado de reintegração, constitui um dos diferenciais da Instituição.

A proposta da FCMS/JF é contribuir para uma mudança de paradigma, tornando-o um hospital de cuidados a doentes crônicos, com uma equipe multiprofissional, envolvendo todos os cursos da Instituição. Desta forma, pretende-se que o Hospital Ana Nery trabalhe na perspectiva da clínica ampliada, possibilitando o atendimento integral focando na recuperação, na redução do tempo da hospitalização e na reintegração dos pacientes crônicos à sociedade. A interface do Hospital Ana Nery com o Hospital Therezinha de Jesus se dará em diversas circunstâncias, incluindo a disponibilização de exames complementares, cirurgias e tratamento de alta complexidade, tais como Centro de Tratamento Intensivo, e outras.

 


 

Hospital e Maternidade Monte Sinai

 

O Hospital e Maternidade Monte Sinai é referência e centro de excelência no atendimento para mais de 150 municípios. Pioneiro em procedimentos e inovações tecnológicas, o Hospital oferece os recursos mais avançados para todo tipo de tratamento e atendimento a urgências. Além de mais 1000 profissionais e cerca de 1.300 médicos credenciados trabalhando com apoio do mais completo centro de diagnóstico e terapia da região.

O HMS é uma instituição privada com Acreditação Plena pela Organização Nacional de Acreditação – ONA Nível 3, título conferido por seu modelo de gestão voltado à qualidade dos serviços prestados à população, por meio de tecnologias de gestão na área empresarial do setor de saúde.

Com o propósito em formação continuada, o Centro de Estudos do HMS divulga os eventos científicos e disponibiliza seus profissionais para participação em Jornadas Científicas Regionais.

O Hospital cumpre o papel de cenário de prática para atividades não contempladas nas outras parcerias, sobretudo propedêuticas de alta complexidade e urgência e emergência. Neste contexto, é realizado estágio supervisionado nas atividades da Unidade de Tratamento Intensivo e do Centro Cirúrgico. O número de estudantes que participam desta atividade é flutuante, tendo em vista tratar-se do estágio optativo.

É importante destacar, ainda, a atuação dos estudantes de Farmácia no Laboratório de Análises Clínicas, em que os estagiários realizam e avaliam exames laboratoriais, além de participar de todo processo de trabalho referente a realização dos testes laboratoriais; e na Farmácia Hospitalar, cuja missão é desenvolver e manipular formulações de alta qualidade com excelência em atendimento aos clientes, utilizando como principais ferramentas: Ética, Conhecimento e Tecnologia.

 


 

Nidus Medicina Reprodutiva

 

A NIDUS Medicina Reprodutiva nasceu, em 2001, inicialmente recebeu o nome de Pró Criar Juiz de Fora e sua estrutura foi montada nas dependências do Hospital Monte Sinai. Todas as técnicas disponíveis para o tratamento do casal infértil foram trazidas para a cidade: coito programado, inseminação intra-uterina, fertilização in vitro, congelamento de embriões e gametas, além de espermograma, ultrassons e outras. A NIDUS, na época, Pró Criar Juiz de Fora, foi a primeira clínica de medicina reprodutiva da Zona da Mata mineira, e responsável pelo primeiro bebê de proveta desta região.  

 

 


 

 

Hospital de Pronto Socorro  Municipal Doutor Mozart  Geraldo Teixeira – HPS

Integrante da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora

Esta unidade é uma das principais na responsabilização pelo setor de urgência e emergência no município de Juiz de Fora, voltada 100% para o atendimento ao SUS. Conta com leitos de enfermaria e UTI nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Endocrinologia, Pneumologia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia, Ortopedia,  Traumatologia,  Cirurgia Pediátrica.

As atividades de estágio ocorrem através da participação dos estudantes em ambulatório com atendimento aos pacientes que procuram o serviço por demanda espontânea. Estes são distribuídos nos vários ambulatórios, contando com a preceptoria dos médicos do serviço e supervisão de dois docentes da FCMS/JF, que também prestam assistência.

Os estudantes realizam atividades em regime de plantão nas salas de emergência da Clínica Médica e Cirurgia, Traumatologia e Ortopedia, Centro Cirúrgico e CTI, contando com a preceptoria dos médicos de serviço, um supervisor e dois docentes da FCMS/JF.

As atividades acima relacionadas contam com a participação de preceptores, que são médicos do serviço, através de convênio com a Prefeitura.

Cabe ressaltar, ainda, a atuação dos estudantes de Farmácia na Farmácia Hospitalar, sendo a principal meta deste cenário proporcionar ao acadêmico de Farmácia um estágio em que ele possa aprender tudo o que se refere à atividade do Farmacêutico na Assistência Farmacêutica no SUS, bem como realizar exames laboratoriais com qualidade.

 


 

 

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Luzia


Integrante da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora

Unidade de Pronto Atendimento iniciou suas atividades em 20 de janeiro de 2010, sendo gerida pela instituição Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, sob convenio com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

Realiza procedimentos de baixa e média complexidade, com ênfase no atendimento de urgência e emergência em Clínica Médica e Pediatria. Também realiza pequenos procedimentos cirúrgicos de urgência. Disponibiliza atendimentos de urgência 24 horas por dia, ininterruptamente. São unidades de atendimento por demanda espontânea e referenciada.

A UPA Santa Luzia referencia pacientes, após estabilização das condições clínicas, para internação em unidades hospitalares, através da Central de Regulação de Leitos do Município. Disponibiliza leitos de observação em consequência dos atendimentos de urgência, por período de até 24 horas, não caracterizando internação hospitalar. Presta assistência utilizando, obrigatoriamente, o Protocolo de Classificação de Risco de Manchester.

Neste contexto, funciona como cenário de prática para os estudantes da FCMS/JF, tendo como objetivo principal contribuir na formação das competências em urgência e emergência. Assim, são realizadas atividades nas UES em Pediatria 1 e 2, com a participação de 110 estudantes por semestre em média, que realizam 6 horas semanais de atividades. Na UES de Clínica Médica 1 e 2, os estudantes realizam 12 horas semanais de atividades, em regime de plantão, contando com a supervisão de 4 docentes. As atividades acima relacionadas contam com a participação de preceptores, que são médicos do serviço, através de convênio com a Prefeitura.


 

Secretaria de Saúde, Desenvolvimento e Saneamento Ambiental de Juiz de Fora

Rede Municipal de Saúde/Prefeitura de Juiz de Fora

Esta parceria visa desenvolver o intercâmbio entre as instituições convenentes através de troca de informações, estímulo às pesquisas e identificação de problemas considerados relevantes, buscando adequar a formação profissional às necessidades da população.

Através do Programa Integrador, proporciona-se aos estudantes condições de inserir-se em contextos reais de aprendizagem, por meio de ações em diferentes comunidades; integrar-se aos serviços de saúde no contexto do SUS; desenvolver a capacidade de observar, intervir e registrar o meio sociocultural, as condições de vida, vínculo, acesso e autonomia das populações bem como o desenvolvimento de um olhar relacional entre saúde e meio ambiente;  acompanhar e realizar ações relacionadas à atenção primária à saúde, por meio da atuação em equipes multiprofissionais.

As Unidades Básicas de Saúde são distribuídas por regiões sanitárias. Oito destas são campo de atuação para os estudantes da FCMS/JF através do Programa Integrador: Vila Ideal, Furtado de Menezes, Santo Antônio, Retiro, Vale Verde, Cidade do Sol, Milho Branco e Jardim Esperança.

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro