SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Infraestrutura de Ensino

Biblioteca (Suprema e HMTJ)

Apresentação

Biblioteca Central

 

A Biblioteca da FCMS/JF tem a função de fornecer suporte bibliográfico e documentário a estudantes, professores, pesquisadores e demais segmentos do âmbito acadêmico, além de prestar serviço de disseminação da informação, dando apoio ao ensino, pesquisa e extensão.

É constituída por aproximadamente 26.067 exemplares de livros, coleção multimídia de CD’s e DVD’s, periódicos impressos, manuais, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. A Política de manutenção e guarda do acervo acadêmico obedece ao disposto pela Portaria nº 1224, de 18 de dezembro de 2013 em Nota Técnica Conjunta Seres/MEC – Inep/MEC nº 02/2014 e instituída na FCMS/JF pela Portaria No 07/2014.

Com o objetivo de proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos e as pesquisas, a biblioteca dispõe das seguintes instalações:

a) recepção, onde é feito o atendimento ao usuário, empréstimos, devoluções, reservas, renovações e orientações de pesquisa;
b) acervo, onde é feito o livre acesso aos livros, periódicos, materiais multimídia, manuais, TCC’s, teses e dissertações;
c) laboratório de trabalho acadêmico que é o local para pesquisa acadêmica com acesso às bases de dados;
d) salão de leitura e pesquisa bibliográfica, onde serão realizados estudos individuais e em grupo;
e) salas de estudo em grupo;
f) cabines de estudo individuais;
g) sala de vídeos;
h) laboratório de informática;
i) sala da bibliotecária, onde é gerido e processado todo o acervo;
j) Centro de Estudos, que é localizado no HMTJ e fornece suporte nos estágios supervisionados.

 

 Todos os ambientes possuem dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, climatização, conservação e comodidade para seus usuários.

 

carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando

Centro de Estudos HMTJ

 

O Centro de Estudos do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus - HMTJ tem a função de fornecer suporte informacional às atividades acadêmicas desenvolvidas nos estágios de âmbito hospitalar.

É constituído por 1.317 exemplares de livros, coleção multimídia de CD’s e DVD’s, periódicos impressos e manuais. A Política de manutenção e guarda do acervo acadêmico obedece o disposto pela Portaria nº 1224, de 18 de dezembro de 2013 em Nota Técnica Conjunta Seres/MEC – Inep/MEC nº 02/2014 e instituída na FCMS/JF – Suprema pela Portaria No  07/2014.

O Centro de Estudos é gerido pelo Regulamento Interno da Biblioteca da FCMS/JF, no qual constam as normas de utilização e conduta a serem seguidas, pelos usuários e funcionários. Além dos livros, também dispõe de periódicos científicos, computadores com acesso à internet, área de estudo em grupo e cabines de estudo individual.

O acervo é formado por livros, material audiovisual (CD’s e DVD’s) manuais, teses, monografias, dissertações, TCC’s, periódicos correntes nacionais e internacionais, além de bases de dados nacionais e internacionais, assim como outros recursos de informática que agilizam os serviços de pesquisa, reservas, renovações, levantamento e comutação bibliográfica.

 

carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando

 


A Biblioteca dispõe de diversos projetos que visam divulgar, estimular e conscientizar os usuários sobre a sua correta utilização, permitindo, desta forma, que todos usufruam e tenham acesso aos diversos serviços disponibilizados pelo setor

 O acervo é avaliado periodicamente por meio da política de desenvolvimento de coleções e os resultados obtidos serão comparados e analisados, para adequá-lo às diretrizes traçadas pela instituição, assegurando desta forma o alcance dos objetivos da coleção, sendo eles: incentivar a comunidade acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; assegurar infraestrutura de informação aos programas do curso proposto; e disponibilizar informações científicas, atualizadas e pertinentes, de acordo com as especificidades dos usuários.

A Biblioteca dispõe dos seguintes serviços:

  • Acervo de livros: possui um acervo completo na área de medicina, sendo formado pelas bibliografias básicas e complementares existentes no plano de ensino.
  • Atendimento ao usuário:orientação aos usuários quanto à recuperação das informações do acervo e a utilização dos serviços oferecidos.
  • Atendimento personalizado ao usuário: os usuários poderão agendar atendimento personalizado com um bibliotecário e tirar dúvidas sobre: normalização de trabalhos acadêmicos, citações, elaboração de referências, pesquisa em bases de dados.
  • Comutação Bibliográfica:a Biblioteca participa do Programa COMUT do IBICT/CNPq que permite localizar e solicitar cópias de artigos de periódicos no Brasil e no exterior.
  • Consultas ao acervo: é a busca e a identificação de fontes de informação necessária ao usuário no acervo da biblioteca. Será franqueada a toda comunidade acadêmica ou não, podendo ser feita no balcão com o funcionário da biblioteca ou através do site da Faculdade.
  • Devolução: a devolução deverá ser feita somente no recinto da biblioteca, não estando nenhum outro setor autorizado a receber o material.
  • Empréstimo de obras para consulta local: as obras cadastradas como NÃO CIRCULA podem ser consultadas no recinto e devem ser requisitadas e devolvidas ao final da consulta. Obras da Coleção “não circula” só poderão ser emprestadas para cópia reprográfica pelo período de duas horas, conforme Regulamento da Biblioteca.
  • Empréstimo: o empréstimo de livros é franqueado aos alunos, professores, e funcionários da instituição. O limite de obras e o período de empréstimo variam de acordo com a categoria do usuário.
  • Envio de email: o sistema envia mensagens de notificação de empréstimo a vencer, cobrança de obras em atraso e reservas disponíveis.
  • Guarda-volumes: é facultado ao usuário, somente durante a sua permanência na Biblioteca.
  • Laboratório de Trabalho Acadêmico: equipado com micro-computadores conectados à Internet, viabilizando a pesquisa em bases de dados nacionais e estrangeiras para obtenção de material bibliográfico, e também consulta ao acervo da biblioteca.
  • Levantamento bibliográfico: atendimento à solicitação do usuário de referências bibliográficas sobre determinado assunto, título ou autor. Pode ser feita no catálogo da própria biblioteca ou em bases de dados digitais ou ainda de outras bibliotecas.
  • Normalização bibliográfica: orientação na normalização de trabalhos acadêmicos e TCC.
  • Pesquisa bibliográfica: é o apoio ao usuário na busca de informação: consiste em selecionar os documentos que tratam do assunto solicitado, colocando-os à sua disposição. 
  • Registro de ISBN e Editoração de E-books: A Biblioteca FCMS/JF – SUPREMA dispõe de um serviço para a solicitação de registro do International Standard Book Number (ISBN) e registro de publicações, manuais e e-books para toda a comunidade acadêmica. Aliado ao processo a Biblioteca também disponibiliza orientação e auxílio para editoração de livros em formato digital e impresso, além de  sanar as principais dúvidas que envolvem o processo de registro de ISBN.

  • Renovação: só é permitida quando o usuário não está com multa em aberto e/ou suspenso e quando não há reserva para a obra.
  • Reserva: o usuário e apenas ele, poderá reservar até três obras que ficarão à sua disposição por 24 horas após a devolução. O usuário será notificado através de e-mail que a obra encontra-se disponível.
  • Salas de Estudos Individuais e em Grupo:a Biblioteca oferece Salas de Estudos Individuais e Salas de Estudo em Grupo, que podem ser utilizados de acordo com as necessidades dos usuários.
  • Treinamento de usuários: o treinamento de usuários da Biblioteca oferece à comunidade acadêmica (alunos, professores, técnico-administrativos e pesquisadores), treinamento no uso dos recursos de informação, para grupos de alunos ou individual, nas áreas de normalização, pesquisa e uso da biblioteca universitária, visando a capacitação e melhor aproveitamento dos serviços oferecidos pela Biblioteca.
(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro