SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Infraestrutura de Ensino

Biblioteca (Suprema e HMTJ)

Infraestrutura

 

A Biblioteca da FCMS/JF - Suprema tem a função de fornecer suporte bibliográfico e documentário a estudantes, professores, pesquisadores e demais segmentos do âmbito acadêmico, além de prestar serviço de disseminação da informação, dando apoio ao ensino, pesquisa e extensão da Faculdade. Está instalada numa área de 425m², conta com um acervo direcionado aos Cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Odontologia, além dos cursos de pós-graduação.

É constituída por exemplares de livros, coleção multimídia de CD’s e DVD’s, periódicos impressos, manuais, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. A Política de manutenção e guarda do acervo acadêmico obedece o disposto pela Portaria nº 1224, de 18 de dezembro de 2013 em Nota Técnica Conjunta Seres/MEC - Inep/MEC nº 02/2014 e instituída na FCMS/JF - Suprema pela Portaria No 07/2014.

O “Depositário do Acervo Acadêmico” (DAA) previsto pelo MEC, em cumprimento ao art3º da Portaria MEC nº 1224/2013 é o Prof. Dr. Djalma Rabelo Ricardo que foi nomeado por Portaria específica.

O acervo é permanentemente organizado e está em condições adequadas de conservação, fácil acesso e pronta consulta, a qualquer tempo, pela CPA, pelos órgãos e agentes públicos atuantes para fins de regulação, avaliação e supervisão.

Com o objetivo de proporcionar conforto e funcionalidade durante os estudos e as pesquisas, a biblioteca dispõe das seguintes instalações: a) recepção, onde é feito o atendimento ao usuário, empréstimos, devoluções, reservas, renovações e orientações de pesquisa; b) acervo, onde é feito o livre acesso aos livros, periódicos, materiais multimídia, manuais, TCC’s, teses e dissertações; c) laboratório de trabalho acadêmico que é o local para pesquisa acadêmica com acesso às bases de dados; d) salão de leitura e pesquisa bibliográfica, onde serão realizados estudos individuais e em grupo; e) salas de estudo em grupo; f) cabines de estudo individuais; g) sala da bibliotecária, onde é gerido e processado todo o acervo; h) Centro de Estudos, que é localizado no HMTJ e fornece suporte nos estágios supervisionados. Todos os ambientes possuem dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, climatização, conservação e comodidade para seus usuários.

A acessibilidade plena é um compromisso da FCMS/JF - Suprema que eliminou barreiras arquitetônicas elaborando e implantando um projeto de acessibilidade plena conforme determina a NBR 9050 (ABNT, 2004). Para tanto, instalou na biblioteca diferentes formas de comunicação/sinalização (Seção 5 – NBR 9050/2004) visual, tátil e sonora de modo permanente, direcional, de emergência e temporária. Símbolos internacionais de acesso - (Seção 5 – NBR 9050/2004) informam os espaços, edificações, mobiliários e equipamentos onde existem elementos acessíveis ou utilizáveis por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro