SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Infraestrutura de Ensino

Biblioteca (Suprema e HMTJ)

Serviços e Informatização

 

A Biblioteca tem a função estreitar o contato do estudante com a informação, contribuindo para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão. Para tanto apresenta os seguintes serviços: acesso ao acervo de livros e bases de dados; atendimento ao usuário, coletivo ou personalizado; comutação bibliográfica; empréstimo, reserva e devolução de obras para consulta local e a distância; apoio ao desenvolvimento de trabalho acadêmico; levantamento bibliográfico; orientação de citação de bibliografia e treinamento de usuários.


Para atender os alunos, professores, funcionários e toda a comunidade acadêmica a Biblioteca funciona em horário estendido, de segundas às sextas-feiras de 7:30h às 19:30h e aos sábados das 8:00h às 12:00h e o Centro de Estudos funciona no horário de segunda a quinta-feira, das 7:00 às 20:00 horas, sexta-feira, das 7:00 às 19:00 horas e aos sábados de 8:00hs às 12:00 horas e as equipes contam com profissionais habilitados e capacitados para melhor atendimento dos seus usuários.


A biblioteca da FCMS/JF é informatizada, possibilitando a otimização das atividades de circulação e pesquisa, primando sempre pela qualidade do atendimento aos usuários. É gerenciada pelo sistema RM que permite a pesquisa em terminais ligados à rede interna e externa, facilitando a busca dos materiais por autor, título ou assunto e também permitindo a renovação e reserva de materiais via Internet. Objetivando a acessibilidade nas comunicações, pedagógica e atitudinal a FCMS/JF removerá as barreiras nas comunicações subtraindo qualquer entrave ou obstáculo que dificulte ou impossibilite a expressão ou o recebimento de mensagens por intermédio dos meios ou sistemas de comunicação, sejam ou não de massa (Lei nº 10.098/2000).


O acervo é avaliado periodicamente por meio da política de desenvolvimento de coleções e os resultados obtidos serão comparados e analisados, para adequá-lo às diretrizes traçadas pela instituição, assegurando desta forma o alcance dos objetivos da coleção, sendo eles: incentivar a comunidade acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão; assegurar infraestrutura de informação aos programas do curso proposto; e disponibilizar informações científicas, atualizadas e pertinentes, de acordo com as especificidades dos usuários.


A Biblioteca dispõe de diversos projetos que visam divulgar, estimular e conscientizar os usuários sobre a sua correta utilização, permitindo, desta forma, que todos usufruam e tenham acesso aos diversos serviços disponibilizados pelo setor. Para normatizar e gerir toda sua estrutura, a Biblioteca possui regulamento próprio, no qual constam as normas de utilização e conduta a serem seguidas, pelos usuários e funcionários.

 

 

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro