Notícias - Faculdade Suprema

Acontece na Suprema

Estudantes da Suprema são selecionados como Embaixadores de Saúde Planetária da USP

Publicado em: 18/07/2022

Estimular a vivência do conceito de Saúde Planetária na jornada acadêmica. Com este objetivo, dez estudantes da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema se tornaram Embaixadores de Saúde Planetária.

Os acadêmicos foram escolhidos, por meio de edital e processo seletivo, para o Programa de Embaixadores da Saúde Planetária. Inspirados no exemplo da Planetary Health Alliance, pesquisadores do Grupo Saúde Planetária, ligado ao Instituto de Estudos Avançados da USP - Universidade de São Paulo, criaram, em 2020, a versão brasileira do programa Embaixadores de Saúde Planetária.

Durante um ano, período de duração do projeto, os embaixadores construirão sua rede de Saúde Planetária e desenvolverão ações educando a comunidade e facilitando as iniciativas existentes no âmbito da saúde humana e das mudanças ambientais.

Dos 77 estudantes de graduação e pós-graduação selecionados em todo o país, dez são da Suprema. O que demonstra o comprometimento em discutir e efetivar ações que promovam o debate no âmbito acadêmico.

Divididos para atuação nos eixos de Rede Social, Podcast, Eventos e Produção de Materiais e Protocolos, os embaixadores iniciaram a participação em abril e, durante o processo, buscarão em cada frente de trabalho amplificar a temática para que a mesma seja compreensível e acessível a toda população leiga. Além disso, o intuito é também o de fortalecer o debate junto aos profissionais que já estão inseridos no contexto da saúde planetária, no ambiente acadêmico, da pesquisa e da saúde.

O embaixador e estudante de Medicina da Suprema, Bernardo Miranda, comenta sobre a importância do projeto quanto a estabelecer uma comunicação com quem não tem noção do que é a Saúde Planetária. “Em minha carta de apresentação para o processo seletivo citei sobre como a informação faz a diferença e como pudemos observar isso com a pandemia. A solução é integrar”, relata.

“Os profissionais da saúde são mal preparados sobre o tema porque não se trata sobre isso na academia. É preciso criar um olhar multidisciplinar e holístico, adaptando o conceito a cada comunidade. Um dos objetivos do projeto é fazer um direcionamento em termos de políticas públicas para estimular, também a sociedade a criar novos hábitos e ações”, é o que afirma o estudante de Medicina da Suprema e embaixador do projeto, Yago Almeida.

Todas as atividades realizadas pelos grupos de trabalho devem estar direcionadas a ações e à difusão de conhecimentos, estratégias e soluções, alinhadas à Saúde Planetária, sempre atentas ao público a que se destinam e às condições ambientais vigentes.

Os estudantes contam com o apoio de um grupo de mentores, formado por pesquisadores na área de Saúde Planetária, e membros do Grupo de Estudos da USP, para auxiliar em seu desenvolvimento profissional.

Os embaixadores poderão engajar demais estudantes da educação básica para a ação em suas localidades, por meio de parcerias com escolas. Dentre as ações propostas, incluem-se a organização de uma atividade, evento ou projeto por semestre; participação de reuniões, workshops junto aos mentores, equipe e IEA; e entrega de um relatório final das atividades desenvolvidas durante o programa.

Ao final da participação no programa, o Embaixador receberá um certificado de participação emitido pela USP.

Vale destacar que a Suprema lançou o Projeto de Extensão em Saúde Planetária, que vai contar com os dez embaixadores nacionais e os demais estudantes escolhidos por meio de processo seletivo. A intenção é disseminar projetos dentro da faculdade, e a título regional.

Conheça os estudantes Embaixadores e Saúde Planetária.

Aluizio Silva Junior – Medicina

Bárbara de Faria Gonçalves– Odontologia