Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Vestibular, Acontece na Suprema

Enem e Vestibular, você sabe a diferença?

Publicado em: 20/10/2023

Para todo estudante que deseja ingressar na faculdade a fim de cursar aquela tão sonhada graduação, pode passar por algumas dúvidas durante sua jornada e uma delas, talvez a mais comum entre os futuros graduandos é: “como faço para escolher a melhor forma de entrar na faculdade?”. Diante desse cenário, novos questionamentos podem surgir, “Enem ou vestibular?”, “qual a diferença entre os dois?”, “qual é o melhor pra mim?”, “onde consigo utilizar a nota do enem?”.

 

Se você, estudante, se encontra nessa situação e está perdido em encontrar o melhor caminho para sua jornada universitária, não se preocupe! Neste artigo você entenderá de forma rápida e simples o que é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e quais são as principais diferenças entre ele e o vestibular. Além disso, você será capaz de analisar qual é o melhor método de ingresso na universidade de acordo com seus critérios. Vamos lá?

 

O que é o ENEM?

 

Para entender o Enem de hoje, precisamos voltar brevemente à sua história. O Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido popularmente como Enem, foi criado no ano de 1998. Ele surgiu com um objetivo específico que era avaliar a qualidade de ensino e desempenho dos alunos que concluíram o último ano do ensino médio no país.

 

Em 2004, a prova foi utilizada pela primeira vez como ferramenta de ingresso para universidades através do Programa Universidade para Todos (ProUni), que fornecia bolsas integrais ou parciais para os estudantes que quisessem iniciar sua carreira universitária. Mas, foi no ano de 2009 que o exame aperfeiçoou sua metodologia para o modelo que conhecemos hoje e passou a ser utilizado como um dos principais mecanismos de ingresso à faculdade em inúmeras instituições do país, entre públicas, privadas e até mesmo em universidades no exterior.

 

Como funciona o Enem hoje?

 

Na prática, atualmente o exame é aplicado em dois domingos consecutivos. Qualquer estudante que está concluindo ou já finalizou o ensino médio pode realizar a prova mediante à sua inscrição que é feita anualmente e exclusivamente pela internet através do Portal INEP. A prova possui 180 questões objetivas que avaliam as quatro principais áreas do conhecimento (linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática), além de contar com uma redação em texto dissertativo-argumentativo a partir de uma problemática estabelecida.

 

Após a realização da prova e seus resultados é possível utilizar a nota do exame para diferentes formas de ingresso à universidade seja SiSu, ProUni, Fies e Universidades particulares que utilizam a nota como opção de vestibular, como é o caso da Suprema.

 

Na Suprema, por exemplo, você tem acesso aos principais cursos da área da saúde como: farmácia, fisioterapia, odontologia, enfermagem e até mesmo medicina, sem precisar passar pelo temido vestibular!

 

O que é Vestibular?
 

O vestibular, assim como o Enem é um processo cujo objetivo é ingressar em uma universidade, no entanto, a principal diferença é que cada universidade possui seu próprio vestibular, logo, ele não é unificado, dessa forma pode ter particularidades como: ser aplicado em um único dia ou sendo divididos em dois ou mais, além disso podem ter fases classificatórias e também eliminatórias.

 

Por se tratar de uma metodologia que é alterada de acordo com cada faculdade, é provável que você encontre vestibulares que podem ser realizados de forma online e até mesmo ser agendados de acordo com a necessidade do estudante.

 

Como funciona o vestibular na prática?

 

Por se tratar de metodologias diferentes de faculdade para faculdade não há um padrão, no entanto existe uma estrutura que se repete pelas universidades do país. Em geral, as provas podem ser:

 

  • Múltipla Escolha
    Este é o modelo de prova mais comum utilizado no vestibular (e também utilizado no Enem), por ser mais prático especialmente na hora da correção. Consiste em perguntas objetivas com opções de 4 a 5 respostas. Nesses casos existe um cartão de resposta para ser preenchido, acelerando o processo de correção que é feito de forma eletrônica.
     
  • Dissertativa

Apesar de não ser encontrada com facilidade nas primeiras fases de um vestibular, a prova dissertativa pode ser utilizada por algumas faculdades em suas próximas etapas classificatórias. Neste modelo, a prova é composta por enunciados por vezes mais complexos e interpretativos e devem ser respondidos de forma livre pelo candidato. 

  • Redação

Também presente em vestibulares e no Enem, a prova de redação é utilizada para avaliar a capacidade e desempenho dissertativo do candidato a partir de um tema pré apresentado na prova. Em geral, as redações pedem um texto argumentativo que deve ser realizado entre 20 e 30 linhas. As principais capacidades aqui analisadas são: coerência, coesão e norma gramatical.

 

Mas afinal, Enem ou vestibular, qual escolher?

Agora que você já conhece o que é o Enem e quais as suas diferenças em relação ao vestibular, separamos em tópicos os diferenciais de cada um e qual o melhor para decidir caso você ainda esteja na dúvida.
 

  • Considere o Enem quando:

- Você quer ter mais oportunidades de entrar em diferentes cursos e universidades pelo país.

- Usar sua nota para outras finalidades como, ingresso em universidade, bolsas, descontos e não precisar realizar o vestibular tradicional em algumas universidades.

- Ter mais oportunidade de ingressar no curso dos sonhos ao longo dos anos. Com o Enem é possível aproveitar sua nota de anos passados para iniciar a sua graduação.

 

  • Considere do Vestibular quando:

- Tem certeza de qual curso e qual instituição deseja estudar, assim você pode se dedicar a um vestibular específico.

- Se a  faculdade que você deseja ingressar não utilizar a nota do Enem.

 

Você na Suprema com sua nota do Enem

 

No Processo Seletivo da Suprema você inicia o sonho de cursar uma graduação na área da saúde:  enfermagem, fisioterapia e odontologia, através da nota do Enem.

 

Para o curso de Medicina o processo seletivo acontece duas vezes ao ano. Com a possibilidade de ingresso no primeiro ou segundo semestre, através da nota do ENEM, e também por prova tradicional.

 

Lembrando que na Suprema, você conta com um corpo docente altamente qualificado, estrutura de ponta, tecnologia e metodologia de ensino diferenciadas. Conheça nossas vantagens e fale com um de nossos consultores clicando aqui.

 

Gostou das nossas dicas? Então, prepare-se para garantir sua vaga no Vestibular da Suprema e ingressar na faculdade! Estamos com inscrições abertas para o Processo Seletivo  do 1º semestre de 2024 dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia. 

 


(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro