Diferencial
A FCMS/JF oferece ao estudante de Farmácia cenários de prática diversificados que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à prática profissional. Para tal, possui laboratórios bem equipados, hospital de ensino próprio, parcerias com hospitais gerais e especializados, unidades básicas de saúde, abrigo de idosos, creches e ONGs.
O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC constitui-se em um trabalho científico, obrigatório, desenvolvido no oitavo e nono períodos, no qual o estudante tem a oportunidade de demonstrar sua capacidade de produção cientifica e de sistematização do conhecimento por meio de um processo reflexivo e crítico, cujo resultado é apresentado sob a forma de artigo cientifico, que poderá ser publicado.
O Programa Integrador é um dos componentes centrais da estrutura do curso de Farmácia. Articula teoria-prática, integra a Faculdade ao meio social local e regional, bem como todos os Cursos. Visa ao ensino, à pesquisa e à extensão, baseando-se na aprendizagem significativa e na problematização. Eixos norteadores: saúde individual, saúde coletiva, processo de trabalho e educação para a saúde. Ocorre do 2º ao 7º períodos do Curso.
A FCMS/ JF dispõe ainda de diversos setores e iniciativas, como suporte às atividades dos cursos:
• Núcleo de Apoio ao Discente e ao Docente (Nadd), visando à formação integral do cidadão ético e de seu desenvolvimento consciente e responsável. Por compreender a singularidade do trabalho na área da saúde, o NADD foi idealizado com o objetivo de proporcionar atendimento a seus estudantes, pais ou responsáveis, diretores, coordenadores dos cursos, docentes e funcionários técnico-administrativos que estabeleçam relação direta ou indireta com os estudantes, professores e coordenadores.
• Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT): coordena e promove a articulação e o desenvolvimento das ações de iniciação cientifica com as orientações da política de desenvolvimento cientifico e tecnológico da FCMS/JF. A indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão fundamenta as ações de ensino-aprendizagem no desenvolvimento do raciocínio científico e da postura investigativa.
• Comissão Própria de Avaliação (CPA): visando à melhoria da qualidade do ensino oferecido, a FCMS/JF instituiu o processo de Auto-Avaliação Institucional, em 2004, apoiada em critérios de transparência, representatividade e legitimidade. Para isso, busca-se acompanhar o andamento das atividades realizadas internamente e as repercussões destas na comunidade regional.
• Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-FCMS/JF): registrado na CONEP/CNS/MS em 16 de maio de 2006.
• Bolsa de Iniciação Cientifica, Bolsa Desempenho: os estudantes poderão ser beneficiados com descontos reais na mensalidade a partir de bolsas de iniciação científica (edital próprio) e também através da premiação daqueles com melhores notas do curso