Edital do Projeto de Extensão Abraçar – Saúde da Mulher em Vulnerabilidade - 09.03.2023
09/03/2023


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 08/2023 

 

        O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:                                                           

 Art.1º. Estarão abertas, no período de 09/03/2023 ao dia 17/03/2023, exceto aos finais de semana, (horário de 8h às 17h) na Central de Informações da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF), as inscrições para os estudantes dos cursos Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Medicina de interessados à seleção do Projeto de Extensão Abraçar – Saúde da Mulher em Vulnerabilidade.

 Art. 2º. O público-alvo deste projeto contempla estudantes do 3º ao 8º período dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Medicina, sendo selecionados um total de 15 estudantes (4 destinadas para Enfermagem, 2 para Fisioterapia, 2 para Odontologia, 7 para Medicina) para participação no Projeto.

Art. 3º.  O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (NDCT) e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE).

Art. 4º. O Programa de Extensão tem, entre outras finalidades, permitir aos estudantes buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, pois envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, entre outras, através da participação em projetos de extensão.

 Art. 5º. O presente documento tem por objetivo orientar docentes e discentes sobre a realização – abertura e encerramento – do Projeto de Extensão.

§ 1º.  Fluxograma de um Projeto de Extensão:

  1. Solicitação de abertura de Projeto de Extensão por parte do docente ou discente.
  1. Análise da relevância e da possibilidade de execução do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Análise da situação do professor, Coordenador do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Preenchimento do Formulário de abertura de Projeto de Extensão. no site da Faculdade, por parte do docente ou discente.
  1. Criação e envio do Edital do Projeto de Extensão. pelo Professor proponente, para a Coordenação de Extensão.
  1. Aprovação do Edital, pelas Coordenações de Extensão e Pedagógica.
  2. Envio do Edital para o Setor de Marketing da FCMS/JF, pela Coordenação Pedagógica, para publicação no site da Faculdade.
  1. Postagem do Edital no site da FCMS/JF, pelo Setor de Comunicação e Marketing.

§ 2º.  Sendo o projeto de extensão deferido pela Coordenação de Extensão, este será agraciado com a bolsa de extensão no valor de R$ 200,00.

§ 3º.  A seleção do estudante que receberá o benefício se dará pela análise do IDA, sendo que o valor recebido deverá ser dividido por todos os estudantes participantes do projeto.

§ 4º.  Estudantes bolsistas do PROUNI e FIES deverão procurar o setor financeiro para que possam receber o valor em espécie.

§ 5º. Os estudantes contemplados serão beneficiados pela bolsa de extensão durante a vigência do projeto de extensão.

Art. 6º. O processo seletivo acontecerá em duas etapas:

- 1ª ETAPA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO: os candidatos terão de:

  1. preencher  o   Formulário  de   Inscrição  on-line, disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe3st1m65gRv4VJBIHmQe5RA3XUpfAJ6bso1S13OAn9eHh84g/viewform?usp=sf_link. Também disponível na biografia do Instagram @abracar_suprema. até o dia 17/03/2023.

 

  1.   enviar o link do Currículo Lattes através do Formulário de Inscrição acima até o dia 17/03/2023 às 23h59m.

 

b1) Currículo Lattes

 

Parágrafo Único: O resultado da primeira etapa, referente à aprovação dos candidatos que participarão da segunda etapa do processo, será divulgado no dia 24/03/2023 no grupo de WhatsApp referente ao processo seletivo e via Instagram @abracar_suprema.

O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação e os candidatos suplentes comporão a lista de espera.

 

- 2ª ETAPA: ENTREVISTA DOS CANDIDATOS CLASSIFICADOS PARA A SEGUNDA FASE:

 

  1. Será realizada nos dias 27/03/2023, 28/03/2023 e 29/03/2023 com início às 18 horas na Faculdade SUPREMA/ HMTJ, Sala a definir.
  2. A entrevista terá duração de 10 minutos para cada candidato, tendo como critério de seleção a participação, disponibilidade, comunicação e habilidades interpessoais. 

 

Art. 7º. O resultado da seleção será divulgado no Quadro de Avisos da FCMS/JF no dia 03/04/2023. A listagem dos candidatos selecionados será divulgada no grupo de WhatsApp referente ao processo seletivo e via Instagram @abracar_suprema constando o nome dos candidatos aprovados. O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação, e os candidatos suplentes comporão a lista de espera.

Art. 8º. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 80 horas no total, incluindo participação em oficinas, reuniões com palestrantes, rodas de conversa, organização de ações educativas que envolvam a comunidade, apresentação de sala de espera etc.

Art. 9º. Após apresentação do relatório de conclusão das atividades, os estudantes que cumprirem 100 % de presença receberão o certificado de participação, chancelado pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF).

Parágrafo Único - Poderão ser abonadas até 04 faltas, no máximo, desde que justificadas.

Art. 10. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com o(a) Professor(a) Gisele Fernandes Tarma Cordeiro, por meio do e-mail  gisele_fernandes123@hotmail.com.

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE.

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF