Edital do Projeto de Extensão MedicARTE - 26.04.2022
26/04/2022


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 09/2022

O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:

Art. 1º. Estarão abertas, no período de 28/03/2022 até 28/04/2022 na Central de Informações da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF e na Secretaria Acadêmica do HMTJ, as inscrições para os estudantes dos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem interessados à seleção do Projeto de Extensão “MedicARTE!

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender às normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão DEPE.

Art. 3º. Poderão participar do processo seletivo todos os estudantes matriculados na Instituição, independente do período, sendo selecionados 30 (estudantes) para participarem do Projeto.

Art. 4º. O processo de seleção, constando de um formulário Google, terá início a partir das 10 horas do dia 28/03/2022. 

Art. 5º. O resultado da seleção será divulgado no Quadro de Avisos da FCMS/JF e através das redes sociais do projeto no dia 05/05/2022.

Art. 6º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 10/05/2022 com término previsto após 1 ano. (Exceto período de férias e recesso escolar – de acordo com o calendário acadêmico da FCMS/JF).

Art. 7º. O estudante deverá cumprir com a carga horária de um (1) encontro semanal com duas aulas de 50 min/cada, totalizando 1h e 40 minutos / semana. Serão em média 30 encontros anuais, os quais ocorrerão nas terças-feiras às 19h. A realização das atividades do MedicARTE! é obrigatória no período letivo, exceto nos períodos de provas previstos no calendário semestral da FCMS/JF e nos recessos das atividades curriculares da FCMS/JF.

As atividades incluem aulas de teatro através da abordagem de temas do cotidiano e o trabalho corporal, além de outras atividades voluntárias e sociais vinculadas ao projeto.

Art. 8º. O projeto se desenvolverá 1 (dia) de cada semana, durante o primeiro e segundo semestre de 2022, exceto nos períodos de provas de férias e recesso escolar – de acordo com o calendário acadêmico da FCMS/JF.

Art. 9º. Após apresentação do relatório anual, os estudantes que cumpriram 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

Art. 10. As Atividades Voluntárias constituem um complemento à atividade Teatral, com o objetivo de incluir a arte em suas manifestações no cotidiano da sociedade, incentivando o protagonismo do estudante da área da saúde.

 

Serão elas:

 

  1. Voluntariado: Contação de Histórias

O Voluntariado Contação de Histórias tem como objetivo incentivar o hábito da leitura desde a infância. As atividades ocorrerão regularmente, para alunos das Escolas Públicas de Juiz de Fora, em diferentes grupos de até 05 alunos do Projeto. Por constituir o desenvolvimento de um hábito, a atividade permanecerá por 3 meses na mesma escola.

 

  1. Galeria de Arte Virtual

A Galeria de Arte tem como objetivo expor obras dos discentes, docentes e demais funcionários da FCMS/JF. Serão bem-vindos desenhos, pinturas, poesias e qualquer forma de manifestação artística que o participante queira expor. As obras serão postadas em um espaço virtual, o qual irá constar o nome do autor e suas referências de criação.

 

  1. Mural Expresso

 O Mural Expresso constitui em um mural exposto regularmente na Cantina da FCMS/JF, o qual deve sempre ter sob responsabilidade um participante do medicARTE! para realizar a atividade, visando abordagem temática adequada.

 

  1. Eventos

O projeto tem objetivo de ampliar a temática artística no âmbito acadêmico da FCMS/JF, através de congressos com convidados das áreas específicas abordadas. Além disso, outros eventos como sarau e apresentações artísticas para divulgar o aprendizado adquirido pelos estudantes durante as aulas de teatro.

 

Art. 11. Apenas serão aceitos os estudantes que participarem da capacitação de cada atividade, em um horário oportuno estipulado pela Coordenação do Voluntariado, com duração de pelo menos 1 hora.

 

Art. 12. Uma vez inscrito, serão aceitas 2 ausências em cada atividade, com justificativa preenchida através de Formulário, a ser analisada pelos componentes da Coordenação do Voluntariado e entregue com prazo máximo de 03 dias.

Art. 13. Os alunos interessados poderão obter maiores informações com a Professora Luciana de Freitas Ferreira e membros da diretoria discente.

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF