Edital do Projeto de Extensão Café com DAJPS - 06.06.2024
06/06/2024


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 20/2024

 

        O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:  

 

Art. 1º. Estarão abertas no período de 06 a 19 de junho de 2024, das 08h às 17h, no link do Google Forms a seguir https://forms.gle/VrcPbLxCzkxix8MdA as inscrições para os estudantes do 1o ao 12o período do curso de Medicina, interessados à seleção do Projeto de Extensão - Café com DAJPS". 

 

Art. 2º. O Projeto tem como objetivos:

I - Fomentar o diálogo e a troca de informações sobre temas relevantes da área da saúde entre os participantes do projeto, a comunidade e os entrevistados.

II - Estimular os estudantes para o desenvolvimento de sua capacidade criativa, buscar oportunidades, e o desenvolvimento de atitudes dentro de setores de comunicação e educação em saúde.

III - Oferecer suporte e esclarecimento de dúvidas relacionadas a projetos internos da faculdade de medicina.

IV - Promover a integração e o compartilhamento de conhecimento entre estudantes e profissionais da área de saúde por meio de vídeos nas redes sociais e caixas de perguntas.

V - Estimular a discussão e a reflexão sobre questões atuais e desafios no campo da saúde, visando o aprimoramento acadêmico e profissional do corpo discente.

Art. 3º. O Programa de Extensão tem, entre outras finalidades, permitir aos estudantes buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, pois envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, entre outras, através da participação em projetos de extensão.

 Art. 4º. O presente documento tem por objetivo orientar docentes e discentes sobre a realização – abertura e encerramento – do projeto de extensão.

§ 1º.  Fluxograma de um Projeto de Extensão:

  1. Solicitação de abertura de Projeto de Extensão por parte do docente ou discente.
  1. Análise da relevância e da possibilidade de execução do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Análise da situação do professor, Coordenador do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Preenchimento do Formulário de abertura de Projeto de Extensão no site da Faculdade, por parte do docente ou discente.
  1. Criação e envio do Edital do Projeto de Extensão, pelo Professor proponente, para a Coordenação de Extensão.
  1. Aprovação do Edital, pelas Coordenações de Extensão e Pedagógica.
  2. Envio do Edital para o Setor de Marketing da FCMS/JF, pela Coordenação Pedagógica, para publicação no site da Faculdade.
  1. Postagem do Edital no site da FCMS/JF, pelo Setor de Comunicação e Marketing.

 

Art. 5º. Poderão participar do processo seletivo estudantes do 1º ao 12º período do curso de Medicina, sendo selecionadas 20 vagas no total para participarem do Projeto, sendo que os alunos que já participaram do projeto via DAJPS recebem 01 (um) ponto extra no processo seletivo.

 

Art. 6º. O processo de seleção constará de 02 (duas) etapas: a) a primeira será avaliação das respostas preenchidas pelo estudante no formulário do Google e; b) uma entrevista para conhecer o perfil do estudante e analisar sua disponibilidade relação ao tema do projeto, seu interesse e suas expectativas com a finalidade de avaliar e selecionar aqueles que atenderem melhor as expectativas do projeto

 

§ 1º. Os inscritos na primeira etapa receberão um e-mail com o resultado da primeira etapa, no dia 20/06/2024. Os candidatos aprovados para a segunda etapa, receberão neste mesmo e-mail, o horário de sua entrevista, que começará a partir das 18h do dia 20/06/2024, seguindo a ordem alfabética, na plataforma Google meet.

§ 2º. Os candidatos deverão demonstrar capacidade de promover educação em saúde. Serão avaliados: clareza, objetividade/criatividade, sequência lógica e interesse.

§ 3º. O critério de desempate será a participação em monitorias, ligas acadêmicas e projetos de extensão prestados anteriormente.

§ 4º. Os candidatos aprovados para a segunda etapa (entrevista) terão 2 minutos de tolerância a atraso, no horário pré-estabelecido de sua entrevista, estando sujeito à desclassificação em tempos superiores ao supracitado.

 

Art. 7º. O resultado da seleção será divulgado, por e-mail, enviado aos inscritos no dia 21/06/24.

 

Art. 8º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 24/06/2024, com término previsto para 20/12/2024. (Exceto no período de férias e recesso escolar). As atividades acontecerão semanalmente, em horário do período da noite a ser combinado previamente entre a equipe selecionada para criar roteiro, entrevistar, gravar, editar e publicar o conteúdo.

 

Art. 9º. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 20 horas mensais, incluindo organização, elaboração de pauta/roteiro, coleta de dados, contato com entrevistados, agendamento, gravação, edição e publicação de vídeos.

 

Art. 10. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

 

 

Art. 11. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com a Professora Claudia Maria Maneira Netto Moura ou no e-mail: programaintegrador@suprema.edu.br

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF