|
|||||||||
Edital do Projeto de Extensão Onde Não Há Médicos - 15.03.2024 PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N º. 13/2024
O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:
Art. 1º. Estarão abertas no período de 18/03 a 24/03/2024, por meio do link https://forms.gle/U8RFkrT6Je5Vw5Pj8 as inscrições para os estudantes do 1º ao 12º período do curso de Medicina, interessados à seleção do Projeto de Extensão - “Onde Não Há Médicos”.
Art. 2º. O Projeto tem como objetivos: A) contribuir para a comunidade escolar através da expansão do saber acadêmico em ações de educação e promoção à saúde no ambiente que não disponha de recursos médicos avançados; B) disseminar as técnicas para que a população leiga possa ajudar as vítimas onde não há médicos; C) estimular os estudantes para o desenvolvimento de sua capacidade técnica, buscar oportunidades e o desenvolvimento de atitudes criativas que promovem o bem-estar da população vigente. Foi organizado pelos graduandos de Medicina: Anna Cecília Soares Antônio e Emily Freitas Fonseca sob orientação da Professora Patrícia Boechat. Art. 3º. O Programa de Extensão tem, entre outras finalidades, permitir aos estudantes, através da elaboração de um e-book com capítulos quinzenais, buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, pois envolvem ações de capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, entre outras, através da participação em projetos de extensão. Art. 4º. O presente documento tem por objetivo orientar docentes e discentes sobre a realização – abertura e encerramento – do projeto de extensão. § 1º. Fluxograma de um Projeto de Extensão:
Art. 5º. Poderão participar do processo seletivo estudantes do 1º ao 12º período do curso de Medicina sendo selecionadas dez (10) vagas para participarem do Projeto.
Art. 6º. O processo de seleção constará na análise de um questionário presente no link https://forms.gle/U8RFkrT6Je5Vw5Pj8, durante o período de inscrição estipulado no Art. 1º, visando avaliar seu conhecimento em relação ao tema do projeto e seu interesse a fim de avaliar e selecionar aqueles que atenderem melhor as expectativas do projeto.
§ 1º Os candidatos deverão demonstrar capacidade de promover educação em saúde. Serão avaliados: clareza, objetividade/criatividade, sequência lógica. § 2º O critério de desempate será o período mais avançado.
Art. 7º. O resultado da seleção será divulgado por WhatsApp e pelo Instagram do projeto no dia 26/03/24.
Art. 8º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 26/04/2024, com término previsto para 31/08/2024. (Exceto no período de férias e recesso escolar).
Art. 9º. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 20 horas mensais, incluindo organização, elaboração de e-book, coleta de dados e produção científica.
Art. 10. O projeto se desenvolverá quinzenalmente no período estipulado no Art. 8º, de maneira online e/ou presencial, de acordo com o calendário acadêmico disponibilizado pela Faculdade.
Art. 11. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 100% de participação, receberão certificado de participação no projeto.
Art. 12. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com as participantes Anna Cecília Soares Antônio e Emily Freitas Fonseca pelo e-mail annacecisa@gmail.com e emily.fonseca43@hotmail.com
DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE
Prof. Jorge Montessi Diretor Geral da FCMS/JF
|