Edital do Projeto de Extensão Bebê Seguro.- 26.08.2021
26/08/2021


PROJETO DE EXTENSÃO

 

EDITAL N º. 22/2021

 

O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:

 

 

Art. 1º. Estarão abertas, no período de 06/09/2021 até às 23h59m do dia 10/09/2021, as inscrições para os estudantes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, interessados no processo seletivo do Projeto de Extensão Bebê Seguro.

 

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão- DEPE.

 

Art. 3º. Poderão participar do processo seletivo estudantes que, no período de inscrição, estiverem matriculados entre 4º e 6º períodos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia e estudantes do curso de Medicina que estejam cursando períodos entre 4º e 10º, sendo selecionados seis vagas (duas para cada curso) para participarem do Projeto.

 

Art. 4º. Antes de efetuar o pedido de inscrição on-line e o envio da documentação, o candidato deverá necessariamente conhecer todas as regras contidas neste edital e se certificar de efetivamente preencher todos os requisitos exigidos.

 

Art. 5º. O processo de seleção terá 2 etapas:

 

- 1ª ETAPA DE CARÁTER ELIMINATÓRIO E CLASSIFICATÓRIO (6 pontos): os candidatos terão de:

  1. preencher    o   Formulário   de    Inscrição    on-linedisponível   no    link

> (https://forms.gle/jWDGwitiezWFxsEM6);

 

  1. enviar uma Carta de Intenção (3 pontos), que deverá explicitar o interesse do candidato de participar do projeto de extensão;

 

  1. A carta de Intenção deverá conter uma breve apresentação do candidato, os motivos que despertaram o interesse em participar do projeto; a breve descrição da trajetória acadêmica, destacando as qualificações e possíveis contribuições, caso seja aprovado.
  2. A carta de intenção deverá conter uma lauda.

 

  1. enviar seu Currículo Lattes para o e-mail: bebeseguro.hmtj@gmail.com até o  dia 10/09/2021 às 23h59m.

 

  1. Currículo Lattes (3 pontos): A Direção do Projeto de Extensão Bebê Seguro irá selecionar os candidatos para a segunda etapa mediante a análise dos melhores currículos a partir da seguinte pontuação:

 

 

Monitoria (0,5)

Projeto de Extensão (0,2)

Projeto de Iniciação Científica (0,5)

Capítulo de Livro (0,5)

Artigos publicados (0,5)

Estágio Extracurricular na Pediatria/GO (0,3)

Ligas Acadêmicas (0,5)

Valor total: 3 pontos

 

  • Cada item será pontuado apenas 1x;
  • O candidato que não atingir 4 pontos na primeira fase será desclassificado.

 

Parágrafo Único: O resultado da primeira etapa, referente à aprovação dos candidatos que participarão da segunda etapa do processo, será divulgado no dia 14/09/2021 no grupo de WhatsApp referente ao processo seletivo e via Instagram (@bebeseguro.hmtj).

O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação e os candidatos suplentes comporão a lista de espera.

 

- 2ª ETAPA: APRESENTAÇÃO DE TRABALHO ORAL DE CARÁTER CLASSIFICATÓRIO (4 pontos):

 

  1. Será realizada nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2021, com início às 19 horas. A apresentação ocorrerá em uma sala virtual pelo Google Meet. O link da reunião será enviado para o grupo de WhatsApp, 30 minutos antes do horário da apresentação/entrevista.
  2. Para a apresentação oral de trabalho, o candidato deverá abordar como temática Atribuições da equipe multidisciplinar nos cuidados com o   recém-nascido,   enfatizando    a    sua    área    de    atuação. Será analisado pela Diretoria do Projeto de Extensão Bebê Seguro: postura, clareza, objetividade, domínio de conteúdo, uso adequado do tempo de apresentação, qualidade do slide e referências atualizadas.
  3. Cada candidato disporá de 5 à 10 minutos para a apresentação.

 

Art. 6º. O resultado final da seleção será fixado no mural da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde/SUPREMA, no dia 24/09/2021,  após às 16:00 horas. A listagem dos candidatos selecionados será divulgada no grupo de WhatsApp referente ao processo seletivo e via Instagram (@bebeseguro.hmtj), constando o nome dos candidatos aprovados. O preenchimento das vagas obedecerá a ordem de classificação, e os candidatos suplentes comporão a lista de espera.

 

Art. 7º. A classificação final dos candidatos será baseada no somatório da 1ª etapa de caráter eliminatório e classificatório (6.0 seis pontos), e da 2ª etapa: apresentação de trabalho oral de caráter classificatório (4.0 quatro pontos) necessitando de nota igual ou superior a 7.0 (sete). Se houver empate entre os candidatos, o desempate seguirá os seguintes critérios: maior nota ou conceito na segunda etapa do processo seletivo, período mais avançado e candidato com mais idade.

 

Art. 8º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 18/10/2021 com término previsto para 18/05/2022. (Exceto nos períodos de recesso, feriados e férias que constam no calendário da Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora – Suprema - sujeito a alterações).

 

Art. 9º. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 80 horas durante todo o projeto, distribuídas na participação em orientação às puérperas sobre cuidados básicos com o recém-nascido, limpeza do coto umbilical, banho e troca de fralda, bem como a organização de material didático e informativo, elaboração de trabalho, coleta de dados e produção científica. Além disso, haverá apresentação de seminários quinzenalmente.

 

Art. 10. O projeto se desenvolverá 10 (dias) de cada mês, com dois estudantes específicos para cada 2 dias, no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, durante período de outubro de 2021 à maio de 2022 (Exceto nos períodos de recesso, feriados e férias que constam no calendário da Faculdade de Ciências Médicas e Saúde de Juiz de Fora – Suprema - sujeito a alterações). Além disso, 1 dia de cada mês será destinado a reuniões teóricas de capacitações continuadas sobre a temática do projeto.

 

Art. 11. Após apresentação do relatório semestral, os estudantes que cumprirem 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

 

Art.12. O candidato será responsável por qualquer erro ou omissão no preenchimento da ficha de inscrição.

 

Art.13. Os alunos interessados poderão obter maiores informações com as Professoras Erika Bicalho de Almeida Brugge e Gisele FernandesTarma Cordeiro.

 

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

 

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF