Edital de TransferĂȘncia Externa de Medicina - 11.04.2022
11/04/2022


EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - 1º SEMESTRE DE 2022

CURSO DE MEDICINA – EDITAL Nº 05/2022

 

A Comissão de Processo Seletivo para Acesso à Graduação (COPSAG), no uso de suas atribuições e nos termos da legislação vigente, torna público que encontram-se abertas inscrições para o Processo Seletivo de Transferência – 1º Semestre Letivo de 2022, para preenchimento de vaga no 2º período do Curso de Medicina, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – FCMS/JF.

 

I - DAS INSCRIÇÕES

1. Poderão inscrever-se estudantes que tenham concluído o 1º período do curso de Medicina oferecido por Instituição de Ensino Superior sediada no Brasil e devidamente regularizadas perante o MEC (Ministério da Educação).

1.1. A FCMS/JF, mediante análise da documentação apresentada no ato da inscrição, verificará se o candidato reúne condições curriculares mínimas para continuidade de estudos no 2º período do curso de Medicina.

1.2. Somente serão deferidas as inscrições dos candidatos que comprovarem, por meio de histórico escolar atualizado e planos de ensino das disciplinas cursadas, as condições estabelecidas no item 1.1.

1.3. A inscrição poderá ser feita por terceiros, mediante procuração ou autorização do candidato.

1.4. O candidato deverá pagar Taxa de Inscrição no valor de R$490,00 (quatrocentos e noventa reais), através de boleto bancário, o qual deverá ser obtido na Tesouraria da Faculdade, mediante apresentação do formulário de inscrição. O boleto deverá ser quitado através da rede bancária até o último dia da inscrição, estando a confirmação da mesma sujeita à verificação do efetivo pagamento.

1.5. Em nenhuma hipótese será devolvida a taxa de inscrição.

2. Os interessados deverão inscrever-se preenchendo formulário próprio, na Coordenação do Curso de Medicina da SUPREMA, entre os dias 12, 13 e 18 de abril de 2022, no horário de 08h às 12h, mediante apresentação dos seguintes documentos:

- Histórico Escolar do Curso de Medicina atualizado (1 cópia e original);

- Planos de Ensino das disciplinas cursadas (1 cópia e original);

- Declaração de estar ou haver estado matriculado no semestre atual ou no imediatamente anterior, (1 cópia e original);

- Carteira de identidade (1 cópia e original);

- CPF (1 cópia e original);

- 1 Foto 3 x 4 recente.

II – DAS PROVAS

3. O Processo Seletivo objeto deste Edital será realizado em um único dia, em duas etapas, com distribuição de questões de múltipla escolha e redação, conforme tabela abaixo.

 

Etapas

Tipo

Pontuação

Disciplina/Pontuação e Conteúdo

Nº de Questões

 

 

 

 

1

 

 

Múltipla escolha

 

 

60

Anatomia Humana

(10 pontos)

Conteúdos:

Membros superiores: ossos, articulações e músculos                                                     

Membros inferiores: ossos, articulações e músculos

Musculatura da cabeça: face e mastigação

Grupos musculares, inervação e ações                                                      

Coluna vertebral: ossos e articulações              

Plexo braquial                                            

Plexo lombosacral

5

Introdução à Biofísica e Fisiologia

(10 pontos)

Conteúdos:

Fisiologia Celular

Fisiologia Muscular

Fisiologia Renal

Fisiologia Cardíaca

Ventilação Pulmonar

5

Biologia Celular

 (10 pontos)

Conteúdos:

Núcleo

Ciclo celular

Apoptose

Organelas citoplasmáticas e citoesqueleto

Membranas

5

Histologia Geral

(10 pontos)

Conteúdos:

Tecido Adiposo

Tecido Cartilaginoso

Tecido Epitelial

Tecido Ósseo

5

Bioquímica

(10 pontos)

Conteúdos:

Digestão e Metabolismo de carboidratos

Digestão e Metabolismo de lipídios

Digestão e Metabolismo de proteínas

Bioquímica do sangue (provas de função hepática, função cardíaca)

Diabetes

5

Embriologia Geral

(10 pontos)

Conteúdos:

Fecundação

Gestação

Gemelidade

Anexos embrionários

5

2

Redação

40

****

 

 
 

4. As provas de múltipla escolha e redação serão realizadas no dia 19 de abril de 2022, no horário 09h às 12h30min, no campus da FCMS/JF-SUPREMA, Sala 311 A, devendo o candidato apresentar-se com pelo menos 30 (trinta) minutos de antecedência, portando documento de identificação com foto. Não será permitido o ingresso de candidatos após o horário estabelecido neste artigo.

4.1. A prova de múltipla escolha terá duração máxima de 1h e 30min, quando os cartões de resposta deverão ser recolhidos.

4.2. A prova de redação será entregue mediante a devolução do cartão de resposta referente à prova de múltipla escolha.

4.3. Os candidatos somente poderão deixar o local da prova decorridos 120 (cento e vinte) minutos após o início da prova de múltipla escolha.

4.4. Os candidatos não poderão sair de sala com o caderno de provas, assim como a redação e o rascunho, ficando o material em poder dos fiscais de sala.

4.5. Será excluído do processo seletivo o candidato que, ativa ou passivamente, praticar qualquer espécie de fraude, ato de indisciplina ou improbidade na realização das provas, inscrição e/ou matrícula. Também será excluído o candidato que não devolver o cartão de resposta, redação, rascunho e caderno da prova de múltipla escolha.

4.6. Não será permitida comunicação entre candidatos durante a realização da prova.

4.7. O candidato deverá comparecer ao local de prova portando exclusivamente os documentos exigíveis para sua identificação e não será permitido o ingresso de candidatos portando lápis, borracha, caneta, lanche, bolsa, mochila, brincos, anéis, colares, pulseiras, relógios, aparelho de surdez, pager, telefones celulares, MP3 ou MP4 players, disc-man ou qualquer outro aparelho eletro-eletrônico, bem como qualquer outro objeto que não seja parte da indumentária.

4.8. A FCMS/JF fornecerá lápis, borracha, caneta, lanche e água para todos os candidatos.

4.9. Não serão admitidos requerimentos de vista ou revisão de provas.

 

III – DA CLASSIFICAÇÃO DOS CANDIDATOS

 

5. Os candidatos serão classificados na ordem da pontuação obtida nas provas de múltipla escolha e redação.

5.1. Em caso de empate, será classificado, na ordem sequencial, o candidato com menor necessidade de adaptação à Matriz Curricular do Curso de Medicina da FCMS/JF, para o período mencionado neste Edital (número de disciplinas a cursar).

5.2. Persistindo o empate, será classificado na ordem sequencial o candidato que obtiver maior pontuação na prova de redação.

5.3. Persistindo e empate, será classificado o candidato que tiver a maior média do Desempenho Acadêmico nas disciplinas cursadas (histórico escolar).

 

IV - DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

6. O resultado será publicado no dia 25 de abril de 2022, a partir das 14h no site da FCMS/JF (www.suprema.edu.br) e no quadro de aviso próximo à SAR (Secretaria de Admissão e Registros Acadêmicos) na FCMS/JF.

 

V - DAS VAGAS

7. O número de vaga a ser preenchida por meio do Processo Seletivo de Transferência Externa objeto deste Edital será de, no mínimo, 1 (uma).

7.1. Ao número mínimo de vagas previsto no item 7 poderão ser acrescidas vagas decorrentes de cancelamento, desistência de matrícula ou abandono de curso.

7.2. Caso não sejam preenchidas todas as vagas a serem ofertadas, a FCMS/JF poderá promover novo processo seletivo.

 

VI – DA MATRÍCULA

8. Os candidatos classificados no Processo Seletivo até o limite das vagas disponíveis deverão requerer matrícula, observando as normas da FCMS/JF para esse fim, na SAR, situada no Campus da FCMS/JF, nos dias 25 de abril de 14h às 16h, 26 e 27 de abril de 8h às 16h impreterivelmente, munidos dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento (2 cópias e original);

- Certificado/diploma de conclusão do Ensino Médio (2 cópias e original);

- Histórico Escolar do Ensino Médio (2 cópias e original);

- Título de eleitor (1 cópia e original);

- Comprovante de regularidade eleitoral (1 cópia e original);

- Quitação de obrigação para com o serviço militar (1 cópia e original);

- Comprovante de residência (1 cópia e original);

- Declaração da IES de origem informando que não possui pendência financeira (1 cópia e original);

8.1. Não se admitirá matrícula por procuração.

8.2. Não se admitirá matrícula de candidatos sem a apresentação de todos os documentos originais descritos neste artigo e no art. 2º.

8.3. A inexatidão de dados e/ ou irregularidades nos documentos apresentados, ainda quando verificada posteriormente, implicará na nulidade da inscrição e /ou da matrícula.

8.4. Os demais candidatos classificados comporão lista de espera, na ordem de classificação.

8.5. Será(ão) considerado(s) desistente(s) da vaga(s) o(s) candidato(s) classificado(s) que não requerer(em) matrícula no prazo assinalado no caput, ou não a confirmarem, através do pagamento da primeira parcela da semestralidade, hipótese em que será chamado a optar pela vaga o primeiro da lista de espera, e assim sucessivamente.

 

 

VII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9. Considerando-se as especificidades do método, estratégias de ensino e processos educacionais adotados pela FCMS/JF, candidatos que se matricularem em razão de classificação no processo seletivo objeto deste Edital não terão direito a aproveitamento de estudos já realizados (EXCETO DISCIPLINAS QUE FIGURAM NA GRADE CURRICULAR DO 1º PERÍODO DO CURSO DE MEDICINA DA FCMS/JF-SUPREMA), DEVENDO MATRICULAR-SE OBRIGATORIAMENTE NO 2º PERÍODO, obrigando-se a seguir com a turma respectiva, até o final do curso.

10. Havendo necessidade de adaptação curricular mediante matrícula em disciplina(s) que figure(m) na grade horária de semestre(s) anterior(es) àquele em que o aluno vier a ser classificado, a(s) referida(s) disciplina(s) será(ão) cursada(s) em regime de adaptação, conforme normas próprias para essa modalidade.

11. As cópias dos documentos entregues no ato da inscrição ficarão disponíveis para retirada, pelo interessado, pelo prazo de 30 (trinta) dias, contados da dada de divulgação dos resultados, após o que serão inutilizadas e destinadas à reciclagem.

12. O valor da semestralidade segue as condições prevista no requerimento de matrícula/contrato, cujo vencimento mensal previsto é dia 10 de cada mês. No ato da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, serão ofertadas as opções de plano de pagamento para a semestralidade atual e será entregue o primeiro boleto sem nenhum acréscimo, sendo imprescindível a quitação do mesmo para a celebração e concretização do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

13. Conforme Portaria Nº 535, de 12 de Junho de 2020 que dispõe sobre o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, para admissão de candidato que possui o FIES, "somente será permitida nos casos em que a média aritmética das notas obtidas pelo estudante no Enem, utilizadas para sua admissão no Fies, for igual ou superior à média aritmética do último estudante pré-selecionado para o curso de destino no processo seletivo mais recente do programa em que houver estudante pré-selecionado para o financiamento estudantil";

 

14. Este Edital será afixado no Quadro de Avisos da FCMS/JF, localizado próximo à SAR, bem como será publicado no sítio www.suprema.edu.br a partir do dia 11 de abril de 2022.

 

15. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Processo Seletivo para Acesso à Graduação (COPSAG).

 

Juiz de Fora, 11 de abril de 2022.

 

COPSAG

(Comissão de Processo Seletivo para Acesso à Graduação)