Projeto de Extensão Sobre Pressão - 14.03.2023
14/03/2023


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 13/2023

 

        O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:  

 

Art. 1º. Estarão abertas no período de 20/03 a 24/03 de 2023, por meio do link https://forms.gle/nZSN75q1TtDtDwJx7  as inscrições para os estudantes do 3º ao 11º período do curso de Medicina, interessados à seleção do Projeto de Extensão - “Sobre Pressão”.

 

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão- DEPE.

 

Art. 3º. O Projeto tem como objetivos: A) orientar pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica da UBS Santo Antônio dentro das atmosferas de promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença; B) realizar ações de conscientização por meio de grupos de WhatsApp e através de encontros presenciais; C) engajar os estudantes em atividades práticas dentro da Atenção Básica à Saúde.

Art. 4º. Art. 4º. O Programa de Extensão tem, entre outras finalidades, permitir aos estudantes buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, pois envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, entre outras, através da participação em projetos de extensão.

 Art. 5º. O presente documento tem por objetivo orientar docentes e discentes sobre a realização – abertura e encerramento – do projeto de extensão.

§ 1º.  Fluxograma de um Projeto de Extensão:

  1. Solicitação de abertura de Projeto de Extensão por parte do docente ou discente.
  1. Análise da relevância e da possibilidade de execução do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Análise da situação do professor, Coordenador do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Preenchimento do Formulário de abertura de Projeto de Extensão. no site da Faculdade, por parte do docente ou discente.
  1. Criação e envio do Edital do Projeto de Extensão. pelo Professor proponente, para a Coordenação de Extensão.
  1. Aprovação do Edital, pelas Coordenações de Extensão e Pedagógica.
  2. Envio do Edital para o Setor de Marketing da FCMS/JF, pela Coordenação Pedagógica, para publicação no site da Faculdade.
  1. Postagem do Edital no site da FCMS/JF, pelo Setor de Comunicação e Marketing.

 

Art. 6º. Poderão participar do processo seletivo estudantes do 3º ao 11º período do curso de Medicina, sendo selecionados oito (08) estudantes para participarem do Projeto.

 

Art. 7º. O processo seletivo acontecerá nos dias 27/03/2023 e 28/03/2023 por meio de uma entrevista (horário das entrevistas serão combinadas com os candidatos) para conhecer o perfil do estudante e analisar seu conhecimento em relação ao tema do projeto, seu interesse e suas expectativas a fim de avaliar- e selecionar aqueles que atenderem melhor as expectativas do projeto.

 

§ 1º. Os candidatos inscritos para participação no processo seletivo serão informados através do contato telefônico sobre o horário de sua entrevista, que começará a partir das 19hs nos dias 27/03/2023 e 28/03/2023, seguindo a ordem alfabética, na plataforma Google Meet.

§ 2º. Os candidatos serão avaliados de acordo com suas habilidades de comunicação, interesse na área de Atenção Básica à Saúde e vontade em participar ativamente do projeto. Aqueles com melhor desempenho serão selecionados.

 

Art. 8º. O resultado da seleção será divulgado, por e-mail, enviado aos inscritos no dia 30/03/23

 

Art. 9º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 10/04/2023, com término previsto para 10/11/2023, exceto no período de férias e recesso escolar.

 

Art. 10. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 04 horas semanais, incluindo desenvolvimento de materiais de conscientização para grupo online e elaboração de ações educativas para encontros presenciais.

 

Art. 11. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 75% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

 

Art. 12. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com a Professora Danielle Bandeira de Oliveira Junqueira ou no e-mail do projeto: sobrepressaosuprema2023@gmail.com .

 

 

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF