Edital do Projeto de Extensão Educação em Prevenção de IVAs na Infância - 17.03.2023
17/03/2023


PROJETO DE EXTENSÃO

EDITAL N º. 15/2023

 

        O Diretor Geral da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, no uso de suas atribuições regimentais, publica o seguinte Edital:  

 

Art. 1º. Estarão abertas no período de 22/03 a 28/03 de 2023, das 08h às 17h, por meio do WhatsApp (35)98479-6464, as inscrições para os estudantes do 6º ao 8º período do curso de Medicina, interessados à seleção do Projeto de Extensão - “Educação em Prevenção de IVAs na Infância” 

 

Art. 2º. O Projeto será aberto para atender as normas estabelecidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - NDCT e pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão- DEPE.

 

Art. 3º. O Projeto tem como objetivos: a) contribuir para a educação em saúde da população; b) conscientizar sobre a prevenção na saúde em âmbito ambulatorial; c) disseminar informação através de palestras, distribuição de panfletos explicativos e ações sociais;

d) incentivar o autocuidado.

 

§ 1º.  Foi organizado pelos graduandos de Medicina: Isabela de Faria Melo, Mariana Seixas Carvalho, Maria Luisa Oliveira Almeida, Matheus Pereira Machado e Millena Ferreira de Oliveira sob orientação das Professora Patrícia Boechat Gomes.

Art. 4º. Art. 4º. O Programa de Extensão tem, entre outras finalidades, permitir aos estudantes buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora, pois envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, entre outras, através da participação em projetos de extensão.

 Art. 5º. O presente documento tem por objetivo orientar docentes e discentes sobre a realização – abertura e encerramento – do projeto de extensão.

§ 1º.  Fluxograma de um Projeto de Extensão:

  1. Solicitação de abertura de Projeto de Extensão por parte do docente ou discente.
  1. Análise da relevância e da possibilidade de execução do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Análise da situação do professor, Coordenador do Projeto, feita pela Coordenação de Extensão.
  1. Preenchimento do Formulário de abertura de Projeto de Extensão. no site da Faculdade, por parte do docente ou discente.
  1. Criação e envio do Edital do Projeto de Extensão. pelo Professor proponente, para a Coordenação de Extensão.
  1. Aprovação do Edital, pelas Coordenações de Extensão e Pedagógica.
  2. Envio do Edital para o Setor de Marketing da FCMS/JF, pela Coordenação Pedagógica, para publicação no site da Faculdade.
  1. Postagem do Edital no site da FCMS/JF, pelo Setor de Comunicação e Marketing.

 

Art. 6º. Poderão participar do processo seletivo estudantes do 6º ao 8º período do curso de Medicina sendo selecionadas sete (7) vagas para participarem do Projeto.

 

Art. 7º. O processo de seleção constará de 2 etapas: a) a primeira será uma avaliação contendo dez (10) questões sobre o tema Prevenção de Infecções de Vias Aéreas Superiores; b) a segunda uma entrevista para conhecer o perfil do estudante e analisar seu conhecimento em relação ao tema do projeto, seu interesse e suas expectativas afim de avaliar- e selecionar aqueles que atenderem melhor as expectativas do projeto.

 

§ 1º. Os inscritos na primeira etapa receberão um e-mail com o resultado da primeira etapa, no dia 28/03/2023. Os candidatos aprovados para a segunda etapa, receberão neste mesmo e-mail, o horário de sua entrevista, que começará a partir das 17hs do dia 30/03/2023, seguindo a ordem alfabética, no anexo do HMTJ.

§ 2º. Os candidatos deverão demonstrar capacidade de promover educação em saúde. Serão avaliados: clareza, objetividade/criatividade, sequência lógica, capacidade de alusão e explicação de temas de saúde para crianças e adolescentes.

§ 3º. O critério de desempate será a participação em monitorias, ligas acadêmicas e projetos de extensão, prestados anteriormente.

§ 4º. Os candidatos aprovados para a segunda etapa (entrevista) terão 5 minutos de tolerância a atraso, no horário pré-estabelecido de sua entrevista, estando sujeito à desclassificação em tempos superiores ao supracitado.

 

Art. 8º. O resultado da seleção será divulgado, por e-mail, enviado aos inscritos no dia 30/03/23.

 

Art. 9º. Os estudantes selecionados, como voluntários, iniciarão suas atividades em 03/04/2023, com término previsto para 03/04/2024. (Exceto no período de férias e recesso escolar). As atividades acontecerão semanalmente, em horário a ser combinado de acordo com o ambulatório de Pediatria do HMTJ.

 

Art. 10. O estudante deverá cumprir uma carga horária de 10 horas mensais, incluindo organização, elaboração de trabalho, coleta de dados, produção científica, apresentações, amostras cientificas, palestras nas salas de espera do hospital com temas previamente escolhido e/ou solicitado pelos coordenadores escolares, teatros, produção de vídeos, apresentação aulas teóricas e práticas relacionadas ao tema de interesse.

 

Art. 11. O projeto se desenvolverá semanalmente no período estipulado no Art. 9º, de maneira presencial, de acordo com o calendário acadêmico disponibilizado pela Faculdade.

 

Art. 12. Após apresentação do relatório final, os estudantes que cumpriram 100% de presença, receberão certificado de participação no projeto.

 

Art.13. Os estudantes interessados poderão obter maiores informações com a Professora Patricia Boechat ou no e-mail do projeto: patriciaboechatgomes@gmail.com

 

 

 

DÊ-SE CIÊNCIA E PUBLIQUE-SE

 

Prof. Jorge Montessi

Diretor Geral da FCMS/JF