Projeto Pedagógico
O curso de Medicina funciona em período integral, com 120 vagas anuais, sistema seriado semestral, com carga horária total do curso de 7.960 horas e carga horária do Estágio Curricular Supervisionado com 2.840 horas, correspondendo a 35,3%.
O PPC fundamenta-se nas dimensões: ético-política, epistemológico-educacional e técnica e, especialmente, nos pressupostos e conceitos básicos referentes ao trabalho do médico.
Os objetivos e princípios orientadores do PPC evidenciam uma educação transformadora, capaz de fazer com que o estudante elabore de forma crítica os procedimentos que possam ajudá-lo na realização de um desenvolvimento efetivo e real, na instituição e na sociedade em que estão inseridos.
Para isso, o currículo procura estabelecer uma articulação funcional entre os diferentes elementos que constituem a sua estrutura desde os primeiros períodos, pela inserção do estudante na realidade social, por meio do Programa Integrador, que tem como proposta o trabalho conjunto dos estudantes dos diferentes cursos junto à comunidade, propiciando o trabalho interprofissional.
A Articulação Interdisciplinar, com suas semanas integradoras, vivenciadas do primeiro ao quinto períodos, permite a construção do conhecimento cognitivo, determinando comportamentos e atitudes na lógica das Unidades Acadêmicas e no Laboratório.
A estrutura curricular baseada em competências contempla tanto a integração vertical como a horizontal. O processo ensino-aprendizagem centrado no estudante torna-o mais ativo, independente, criativo, pensador crítico, cooperativo, capaz de avaliar os seus progressos, com desenvolvimento de boa capacidade de comunicação, visando ao bom relacionamento interpessoal, avaliando atitudes, hábitos e técnicas que contribuirão para sua educação permanente ao longo da vida profissional.
O currículo permite a integração e a construção de saberes de forma integrada e articulada aos cenários e à realidade do processo ensino-aprendizagem, utilizando diferentes metodologias ativas de aprendizagem, bem como diferentes modalidades de avaliação.