Projeto Pedagógico
O Projeto Pedagógico do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA, constitui o ideal de contribuir para o ensino de Fisioterapia, mediante o desenvolvimento de um curso voltado para a formação holística do profissional fisioterapeuta, visando à formação de profissionais com competência técnica, política, social e dotados de conhecimentos clínicos e científicos que os capacitam para intervir nas questões da vida e da sociedade.
Para tal, define como pontos fundamentais para o seu desenvolvimento: A aprendizagem centrada no aluno, por meio de relação dialógica e emancipatória entre aluno-professor;Indissociabilidade entre teoria/ prática, através daintegração dociclo básico-profissionalizante, articulando e promovendo a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade; Entendimento da concepção de saúde, enquanto qualidade de vida determinada e resultante das condições de vida da população.
Diante de tais fundamentos o Projeto Pedagógico do curso de Fisioterapia, se preocupou em considerar que o modo de organização da sociedade, o contexto sócio-histórico, as políticas públicas e sua associação aos fatores biológicos, culturais e econômicos apresentam-se como elementos necessários à discussão do processo saúde-doença.
Os conceitos de saúde e de doença são discutidos como constituintes de um processo inerente à vida, que são determinados pelos diferentes níveis de saúde, revelando a existência de diferenças sociais, culturais e econômicas entre diversos segmentos da população brasileira.