Especialização em Psicologia Escolar
- INSCRIÇÕES ABERTAS
- DURAÇÃO 12 Meses
- CARGA HORÁRIA 360 HORAS
- TCC OPTATIVO
- 100% EAD
Sobre o curso
A Pós-Graduação em Psicologia Escolar auxilia o pós-graduando no desenvolvimento global, direcionando seu trabalho à prevenção de fenômenos danosos aos seres humanos, por meio de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos. A especialização em Psicologia Escolar é um campo vasto que aplica diversos princípios, entre eles a psicologia do desenvolvimento, a psicologia clínica, psicologia educacional, análise do comportamento entre outras disciplinas afins. A especialização tem o objetivo de atender às necessidades de aprendizagem e saúde comportamental de crianças e adolescentes.
Webinário FGS
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Escolar
Coordenador (a) do Curso

Shirlene Vianna Moreira

Laura de Souza Bechara Secchin

Público-alvo
Psicólogos inscritos no CRP.

Disciplinas
Especialização em Saúde do Trabalhador Disciplina 1 : Educação Infantil
Unidade I - História da Construção da Infância
- Definição de Infância
- História da Criança
- Construção da Infância
- História da Educação de Criança de 0 a 5 Anos
Unidade II - A Criança e o Amparo Legal
- Criança como Sujeito Histórico Crítico
- Dimensão Política sobre a Educação da Criança
- Aspectos Legais que amparam a Criança
- Aspectos Legais da Educação Infantil
Unidade III - Aspectos Pedagógicos da Educação Infantil
- Afetividade e Infância
- Interações Sociais e Infância
- Didática da Infância
- Processo de Avaliação na Educação Infantil
Unidade IV - Aspectos Docentes e de Gestão Escolar na Educação Infantil
- O Professor na Educação Infantil
- Aspectos Nutricionais e Culturais na Educação Infantil
- Educação Infantil X Família
- Tendências para a Educação Infantil
Disciplina 2: Desenvolvimento Bio-Psico-Social e Cognitivo na Infância e o início da Adolescência
- Atuação do Psicólogo no Âmbito Educacional
- Desenvolvimento da Criança na Escola: Aspectos Físicos, Emocionais e Cognitivos
- Desenvolvimento Bio-Psico-Social e Cognitivo na 1ª Infância (0-2 Anos)
- Desenvolvimento Bio-Psico-Social e Cognitivo na 2ª Infância (3-6 Anos)
- Desenvolvimento Bio-Psico-Social e Cognitivo na 3ª Infância (7-11 Anos)
- O Amadurecimento da Infância: Início da Adolescência
Disciplina 3: Processo De Aprendizagem
- Teorias da Aprendizagem
- Aprendizagem
- O Papel da Linguagem no Desenvolvimento e na Aprendizagem
- Relação entre a Aprendizagem e o Desenvolvimento
- Afetividade e Processos de Ensino e Aprendizagem
- Concepções Construtivistas e a Diversidade
- Principais Abordagens sobre a Aprendizagem
Disciplina 4: Temas em Psicologia da Educação
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o Desenvolvimento Socioemocional das Crianças e Adolescentes
- Diferenças de Gênero e Educação
- O Processo de Constituição do Conhecimento no Ser Humano
- Temas em Psicologia da Educação: Motivação, Percepção, Inteligência, Vida Afetiva, Representações Sociais e Identidade
- Determinação e Formas de avaliar a Inteligência
Disciplina 5: Neuroeducação e Tecnologias Educacionais
Unidade I: Educação e Tecnologia
- Definição de Tecnologias Educacionais
- Tecnologias Educacionais e as Relações no Processo Cognitivo
- Racionalidade Instrumental e Determinismo Tecnológico
- Desafios Relacionados às Tecnologias Educacionais
Unidade II: Tecnologia Educacionais e os Docentes
- Interface das Tecnologias Educacionais e o Docente
- Ação Docente, Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Educacionais
- Cidadania Digital: a Prática Docente Reflexiva
- Desenvolvimento Profissional
Unidade III: Neuroeducação na Escola e na Aprendizagem
- Surgimento da Neuroeducação
- A Neuroeducação aplicada na Escola
- Estilos de Aprendizagem
- Proposta de Aprendizagem Diferenciada
Unidade IV – Neuroeducação e os Distúrbios Físicos e Mentais
- Neuroeducação e os Distúrbios Físicos e Mentais
- Neuroeducação na Dislexia, Discalculia, Gagueira, Desordem de Atenção e Hiperatividade
- Neuroeducação e os Distúrbios Mentais e Motoras
- Programa de Neuroeducação para a Felicidade
Disciplina 6 : Educação Inclusiva
Unidade I: Educação Especial no Brasil e no Mundo
- Educação Especial no Mundo
- Educação Especial no Brasil
- Legislação da Educação Especial: Percurso Histórico
- Educação Especial X Educação Inclusiva
Unidade II: Fundamentos da Educação Inclusiva
- Princípios e Fundamentos de uma Escola Inclusiva
- Adaptações Curriculares para a Inclusão
- Os Desafios dos Professores na Educação Inclusiva
- Capacitação Docente para Educação Inclusiva
Unidade III: Implementando a Educação Inclusiva
- Educação Inclusiva: A Diversidade na Aprendizagem
- Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva
- Equipe Multidisciplinar para Educação Inclusiva
- Família e Escola no Processo de Inclusão
Unidade IV: Tecnologias e Recursos para a Inclusão
- Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
- Salas de Recursos Multifuncionais
- Avaliação Tradicional versus a Avaliação Inclusiva
- Deficiências e Transtornos Objeto da Educação Inclusiva
Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (OPTATIVO)
Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.
Local
CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM

Certificação MEC
- Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
- Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES

Documentação necessária para inscrição
Enviar para: posgraduacao@suprema.edu.br
- 1 foto 3X4;
- RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
- Título de eleitor (frente e verso);
- comprovante de residência;
- Diploma (frente e verso).
