Especialização em Transtornos e Problemas na Aprendizagem
- INSCRIÇÕES ABERTAS
- DURAÇÃO 12 Meses
- CARGA HORÁRIA 360 HORAS
- TCC OPTATIVO
- 100% EAD
Sobre o curso
O curso de Pós-Graduação Lato Sensu tem o objetivo de capacitar o profissional da Educação para que possa identificar se há transtornos e problemas na aprendizagem, de forma que consiga informações para auxiliar na realização de um diagnóstico para uma prática pedagógica condizente com a realidade em que atua. Neste contexto, o curso propicia elementos necessários à identificação de problemas e transtornos na aprendizagem e subsídios para a compreensão da importância de uma atuação docente interdisciplinar para o sucesso do processo educativo. A especialização busca desenvolver no profissional da educação o olhar atento aos aspectos da realidade de sua sala de aula, dos seus alunos e fornecer subsídios para que o profissional da educação saiba lidar com o TGD na sua escola, na sua sala de aula.
Webinário FGS
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Ao concluir o curso, o profissional receberá a certificado de Pós-Graduação Lato Sensu Transtornos e Problemas na Aprendizagem
Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires

Público-alvo
-
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.

Disciplinas
Disciplina 1 : Educação Inclusiva
Unidade I – Educação Especial no Brasil e no Mundo
• Educação Especial no Mundo
• Educação Especial no Brasil
• Legislação da Educação Especial: Percurso Histórico
• Educação Especial X Educação Inclusiva
Unidade II – Fundamentos da Educação Inclusiva
• Princípios e Fundamentos de Uma Escola Inclusiva
• Adaptações Curriculares Para a Inclusão
• Os Desafios dos Professores na Educação Inclusiva
• Capacitação Docente Para Educação Inclusiva
Unidade III – Implementando a Educação Inclusiva
• Educação Inclusiva: a Diversidade na Aprendizagem
• Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva
• Equipe Multidisciplinar Para Educação Inclusiva
• Família e Escola no Processo de Inclusão
Unidade IV – Tecnologias e Recursos para a Inclusão
• Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
• Salas de Recursos Multifuncionais
• Avaliação Tradicional Versus a Avaliação Inclusiva
• Deficiências e Transtornos Objeto da Educação Inclusiva
Disciplina 2: Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação
Unidade I – Fundamentos da Neuroeducação
• Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Interdisciplinaridade e a Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Ciência, Neurociência e Neuroeducação
• Cultura, Arte e Neuroeducação
Unidade II – Epistemologia da Neuroeducação: Genética e Histórica
• Epistemologia e Ciência: Caminhos Para a Neuroeducação
• Perspectivas da Epistemologia e a Neuroeducação
• Epistemologia Genética de Jean Piaget
• Epistemologia Histórica de Bachelard
Unidade III – Epistemologia Arqueológica, Racionalista, Crítica e Cognitiva
• Epistemologia Arqueológica de Foucault
• Epistemologia Racionalista Crítica de Popper
• Epistemologia Crítica de Habermas
• Psicologia Cognitiva
Unidade IV – Complexidade E Psicologia Histórico-Cultural Da Neuroeducação
• Teoria da Complexidade
• Psicologia Histórico-Cultural
• Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Caminhos para a Neuroeducação
Disciplina 3 : Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem
Unidade I – Desenvolvimento Motor da Criança
• Desenvolvimento Motor
• Desenvolvimento Motor da Criança
• Reflexos Infantis
• Habilidades Motoras Rudimentares
Unidade II – Locomoção, Equilíbrio e Problemas Neuropsicomotores na Criança
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Locomoção
• Equilibração e Manipulação
• Problemas do Desenvolvimento Neuropsicomotor
Unidade III – Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças e Adolescentes
• Habilidades Especializadas
• Combinação de Movimentos
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Adolescentes
Unidade IV – Aprendizagem Motora
• Aprendizagem Motora
• Fatores Intervenientes
• Resultados da Aprendizagem Motora
• Transferência de Aprendizagem (TA)
Disciplina 4 :Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita
Unidade I – Como Funciona a Aquisição da Linguagem?
• Processo de Aquisição da Linguagem
• Aquisição da Linguagem: Fonologia e Morfologia
• Aquisição da Linguagem: Sintaxe, Semântica e Pragmática
• Distúrbios de Linguagem Oral
Unidade II – Produção e Interpretação de Textos na Educação Básica
• Produção e Interpretação Textual na Educação Infantil
• Produção e Interpretação Textual no Ensino Fundamental I
• Produção e Interpretação Textual no Ensino Fundamental II
• Produção e Interpretação Textual no Ensino Médio
Unidade III – Produção e Interpretação de Textos na Educação Especial e EJA
• Produção e Interpretação Textual para PCD
• Produção e Interpretação Textual Para Deficientes Auditivos
• Produção e Interpretação Textual Para Deficientes Visuais
• Produção e Interpretação Textual Para Jovens e Adultos
Unidade IV – Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem Escrita
• Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Escrita
• Elementos Para a Produção Textual
• Elementos Para a Interpretação Textual
• Distúrbios da Linguagem Escrita
Disciplina 5 :Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
Unidade I – Distúrbios e Transtornos Cognitivos e a Inclusão
• Distúrbios da Aprendizagem
• Transtorno, Distúrbio e Dificuldade de Aprendizagem
• Características dos Distúrbios de Aprendizagem
• Processo de Inclusão e os Distúrbios de Aprendizagem
Unidade II – Principais Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
• Transtornos e Distúrbios Relacionados à Aprendizagem
• Transtorno do Espectro Autista (TEA)
• TDA/H e TOD
• Transtornos Específicos da Aprendizagem
Unidade III – Aspectos Neuropsicológicos e a Psicopedagogia
• Fundamentos da Neuropsicologia
• Aspectos Neuropsicológicos e Aprendizagem
• Aspectos Neuropsicológicos e as Dificuldades de Aprendizagem
• Evidências Neurológicas na Intervenção Psicopedagógica
Unidade IV – Dificuldades de Aprendizagem e a Psicopedagogia
• Conceitos e Limites da Abordagem Psicopedagógica
• Principais Teorias Para a Abordagem Psicopedagógica
• Epistemologia Convergente de Jorge Visca
• Abordagem Centrada na Pessoa e a Psicopedagogia
Disciplina 6 : Necessidades de Aprendizagem e a Prática Docente
• Dificuldades de aprendizagem e o ensino
• Relação entre dificuldades de aprendizagem e as inteligências
• Necessidade curricular frente às dificuldades de aprendizagem
• TGD e potencialização para aprendizagem
• TGD e implicações para aprendizagem
• Preparando todos os Professores para ensinar a todos os alunos
Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (OPTATIVO)
Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.
Local
CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM

Certificação MEC
- Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
- Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES

Documentação necessária para inscrição
Enviar para: posgraduacao@suprema.edu.br
- 1 foto 3X4;
- RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
- Título de eleitor (frente e verso);
- comprovante de residência;
- Diploma (frente e verso).
