CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD

Especialização em Neuroeducação

  • INSCRIÇÕES ABERTAS
  • DURAÇÃO 12 Meses
  • CARGA HORÁRIA 360 HORAS
  • TCC OPTATIVO
  • 100% EAD

Sobre o curso

A Especialização Lato Sensu capacita o profissional da educação a compreender e articular conhecimentos sobre o campo interdisciplinar da Neuroeducação, de forma que possa aplicar em sua prática pedagógica para uma atuação mais eficaz. Neste contexto, a especialização apresenta os conceitos da Neuroeducação e as possibilidades da atuação interdisciplinar. Propicia uma formação na área da psicomotricidade e do desenvolvimento psicomotor, para que os profissionais da educação atuem de forma eficaz, e desenvolve nos profissionais da educação a aptidão para trabalhar com jogos, brincadeiras e didática aplicadas a Neuroeducação. Além disto, fornece subsídios para que os profissionais da educação compreendam a convergência entre a Neuroeducação e as tecnologias educacionais.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuroeducação


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

  • Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.


Disciplinas

 

Disciplina 1 :Psicologia da Aprendizagem

Unidade I – Fundamentos da Psicologia
• Origem e Influências Filosóficas da Psicologia
• Psicologia Científica: Métodos Descritivo, Correlacional e Experimental
• Psicologia Científica: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo
• Objeto de Estudo da Psicologia

Unidade II – Psicopedagogia
• Origem da Psicopedagogia
• Concepções Teóricas da Psicopedagogia
• Psicopedagogia na Prática
• Atuação do Psicopedagogo no Mercado

Unidade III – Desenvolvimento do Psiquismo Humano
• O Que é Psiquismo Humano
• Fatores Que Impactam o Desenvolvimento do Psiquismo
• Processos e Constituição do Psiquismo Humano
• Pensamento e Linguagem do Desenvolvimento Humano

Unidade IV – Desenvolvimento e Aprendizagem
• Teorias do Desenvolvimento
• O Humanismo
• Psicanálise
• Aprendizagem na Adolescência

 

Disciplina 2: Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação

Unidade I – Fundamentos da Neuroeducação
• Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Interdisciplinaridade e a Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Ciência, Neurociência e Neuroeducação
• Cultura, Arte e Neuroeducação

Unidade II – Epistemologia da Neuroeducação: Genética e Histórica
• Epistemologia e Ciência: Caminhos Para a Neuroeducação
• Perspectivas da Epistemologia e a Neuroeducação
• Epistemologia Genética de Jean Piaget
• Epistemologia Histórica de Bachelard

Unidade III – Epistemologia Arqueológica, Racionalista, Crítica e Cognitiva
• Epistemologia Arqueológica de Foucault
• Epistemologia Racionalista Crítica de Popper
• Epistemologia Crítica de Habermas
• Psicologia Cognitiva

Unidade IV – Complexidade e Psicologia Histórico-Cultural da Neuroeducação
• Teoria da Complexidade
• Psicologia Histórico-Cultural
• Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Caminhos Para a Neuroeducação

 

Disciplina 3: Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem

Unidade I – Desenvolvimento Motor da Criança
• Desenvolvimento Motor
• Desenvolvimento Motor da Criança
• Reflexos Infantis
• Habilidades Motoras Rudimentares

Unidade II – Locomoção, Equilíbrio e Problemas Neuropsicomotores na Criança
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Locomoção
• Equilibração e Manipulação
• Problemas do Desenvolvimento Neuropsicomotor

Unidade III – Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças e Adolescentes
• Habilidades Especializadas
• Combinação de Movimentos
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Adolescentes

Unidade IV – Aprendizagem Motora
• Aprendizagem Motora
• Fatores Intervenientes
• Resultados da Aprendizagem Motora
• Transferência de Aprendizagem (TA)

 

Disciplina 4 : Psicomotricidade

Unidade I – Fundamentos da Psicomotricidade
• Psicomotricidade
• Elementos Base da Psicomotricidade
• Diferentes Abordagens Psicomotoras, Teoria e Prática
• Hemisférios Cerebrais na Psicomotricidade

Unidade II – Psicomotricidade Clínica
• Simbolização do Corpo
• Contribuições da Fisioterapia, Medicina e Psicologia Para a Psicomotricidade
• Pensamento Clínico nas Atividades em Psicomotricidade
• Maturação e Implicações Neurológicas Para a Motricidade Humana

Unidade III – Psicomotricidade e a Educação
• Gerontomotricidade e a Psicomotricidade na Educação Especial
• Avaliação Psicomotora
• Influências na Psicomotricidade
• Afetividade nas Intervenções Psicomotoras

Unidade IV – Terapêutica Psicomotora
• Vivências em Psicomotricidade e o Trabalho com Família
• Técnicas Para Reabilitação Psicomotora
• Educação e Reeducação Psicomotora
• O Psicólogo na Reabilitação Psicomotora

 

Disciplina 5: Neurociências e as Práticas Pedagógicas: Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicadas a Neuroeducação

Unidade I – História e Fundamentos da Ludicidade
• Estudo Histórico da Ludicidade
• Aspectos Históricos
• Origens dos Jogos e Brincadeiras
• Jogos e Brincadeiras Para os Teóricos

Unidade II – Ludicidade, Cultura e Educação
• O Lúdico Como Prática Cultural
• O Brincar em Diversas Culturas
• O Lúdico Como Fonte de Compreensão do Mundo
• O Lúdico e o Papel na Educação

Unidade II – Ludicidade, Cultura e Educação
• O Jogo Simbólico da Criança
• Brincar Livre e Brincar Coordenado
• O Papel da Brincadeira na Educação Infantil
• Jogos e Brincadeiras Adequados às Faixas Etárias

Unidade IV – Técnicas Lúdicas Para Ensinar E Aprender
• Brincar com Papéis de Faz de Conta
• Aprender a Ensinar pelo Lúdico
• O Cérebro e a Brincadeira
• Tipos de Jogos e Brincadeiras Lúdicas

Disciplina 6 : Neuroeducação e Tecnologias Educacionais

Unidade I – Educação e Tecnologia
• Definição de Tecnologias Educacionais
• Tecnologias Educacionais e as Relações no Processo Cognitivo
• Racionalidade Instrumental e Determinismo Tecnológico
• Desafios Relacionados às Tecnologias Educacionais

Unidade II – Tecnologias Educacionais e o Docente
• Interface das Tecnologias Educacionais e o Docente
• Ação Docente, Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Educacionais
• Cidadania Digital: a Prática Docente Reflexiva
• Desenvolvimento Profissional

Unidade III – Neuroeducação na Escola e na Aprendizagem
• Surgimento da Neuroeducação
• A Neuroeducação Aplicada na Escola
• Estilos de Aprendizagem
• Proposta de Aprendizagem Diferenciada

Unidade IV – Neuroeducação e os Distúrbios Físicos e Mentais
• Neuroeducação e as Doenças e Distúrbios da Mente
• Neuroeducação na Dislexia, Discalculia, Gagueira, Desordem de Atenção e Hiperatividade
• Neuroeducação e os Distúrbios Mentais e Motoras
• Programa de Neuroeducação para a Felicidade




Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OPTATIVO)

Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)

A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.


Local

CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).