Especialização em Neuroeducação
- INSCRIÇÕES ABERTAS
- DURAÇÃO 12 Meses
- CARGA HORÁRIA 360 HORAS
- TCC OPTATIVO
- 100% EAD
Sobre o curso
A Especialização Lato Sensu capacita o profissional da educação a compreender e articular conhecimentos sobre o campo interdisciplinar da Neuroeducação, de forma que possa aplicar em sua prática pedagógica para uma atuação mais eficaz. Neste contexto, a especialização apresenta os conceitos da Neuroeducação e as possibilidades da atuação interdisciplinar. Propicia uma formação na área da psicomotricidade e do desenvolvimento psicomotor, para que os profissionais da educação atuem de forma eficaz, e desenvolve nos profissionais da educação a aptidão para trabalhar com jogos, brincadeiras e didática aplicadas a Neuroeducação. Além disto, fornece subsídios para que os profissionais da educação compreendam a convergência entre a Neuroeducação e as tecnologias educacionais.
Webinário FGS
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Neuroeducação

Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires

Público-alvo
-
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.

Disciplinas
Disciplina 1 :Psicologia da Aprendizagem
Unidade I – Fundamentos da Psicologia
• Origem e Influências Filosóficas da Psicologia
• Psicologia Científica: Métodos Descritivo, Correlacional e Experimental
• Psicologia Científica: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo
• Objeto de Estudo da Psicologia
Unidade II – Psicopedagogia
• Origem da Psicopedagogia
• Concepções Teóricas da Psicopedagogia
• Psicopedagogia na Prática
• Atuação do Psicopedagogo no Mercado
Unidade III – Desenvolvimento do Psiquismo Humano
• O Que é Psiquismo Humano
• Fatores Que Impactam o Desenvolvimento do Psiquismo
• Processos e Constituição do Psiquismo Humano
• Pensamento e Linguagem do Desenvolvimento Humano
Unidade IV – Desenvolvimento e Aprendizagem
• Teorias do Desenvolvimento
• O Humanismo
• Psicanálise
• Aprendizagem na Adolescência
Disciplina 2: Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação
Unidade I – Fundamentos da Neuroeducação
• Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Interdisciplinaridade e a Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Ciência, Neurociência e Neuroeducação
• Cultura, Arte e Neuroeducação
Unidade II – Epistemologia da Neuroeducação: Genética e Histórica
• Epistemologia e Ciência: Caminhos Para a Neuroeducação
• Perspectivas da Epistemologia e a Neuroeducação
• Epistemologia Genética de Jean Piaget
• Epistemologia Histórica de Bachelard
Unidade III – Epistemologia Arqueológica, Racionalista, Crítica e Cognitiva
• Epistemologia Arqueológica de Foucault
• Epistemologia Racionalista Crítica de Popper
• Epistemologia Crítica de Habermas
• Psicologia Cognitiva
Unidade IV – Complexidade e Psicologia Histórico-Cultural da Neuroeducação
• Teoria da Complexidade
• Psicologia Histórico-Cultural
• Construção do Conhecimento na Neuroeducação
• Caminhos Para a Neuroeducação
Disciplina 3: Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem
Unidade I – Desenvolvimento Motor da Criança
• Desenvolvimento Motor
• Desenvolvimento Motor da Criança
• Reflexos Infantis
• Habilidades Motoras Rudimentares
Unidade II – Locomoção, Equilíbrio e Problemas Neuropsicomotores na Criança
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Locomoção
• Equilibração e Manipulação
• Problemas do Desenvolvimento Neuropsicomotor
Unidade III – Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças e Adolescentes
• Habilidades Especializadas
• Combinação de Movimentos
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Crianças
• Crescimento e Desenvolvimento Motor de Adolescentes
Unidade IV – Aprendizagem Motora
• Aprendizagem Motora
• Fatores Intervenientes
• Resultados da Aprendizagem Motora
• Transferência de Aprendizagem (TA)
Disciplina 4 : Psicomotricidade
Unidade I – Fundamentos da Psicomotricidade
• Psicomotricidade
• Elementos Base da Psicomotricidade
• Diferentes Abordagens Psicomotoras, Teoria e Prática
• Hemisférios Cerebrais na Psicomotricidade
Unidade II – Psicomotricidade Clínica
• Simbolização do Corpo
• Contribuições da Fisioterapia, Medicina e Psicologia Para a Psicomotricidade
• Pensamento Clínico nas Atividades em Psicomotricidade
• Maturação e Implicações Neurológicas Para a Motricidade Humana
Unidade III – Psicomotricidade e a Educação
• Gerontomotricidade e a Psicomotricidade na Educação Especial
• Avaliação Psicomotora
• Influências na Psicomotricidade
• Afetividade nas Intervenções Psicomotoras
Unidade IV – Terapêutica Psicomotora
• Vivências em Psicomotricidade e o Trabalho com Família
• Técnicas Para Reabilitação Psicomotora
• Educação e Reeducação Psicomotora
• O Psicólogo na Reabilitação Psicomotora
Disciplina 5: Neurociências e as Práticas Pedagógicas: Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicadas a Neuroeducação
Unidade I – História e Fundamentos da Ludicidade
• Estudo Histórico da Ludicidade
• Aspectos Históricos
• Origens dos Jogos e Brincadeiras
• Jogos e Brincadeiras Para os Teóricos
Unidade II – Ludicidade, Cultura e Educação
• O Lúdico Como Prática Cultural
• O Brincar em Diversas Culturas
• O Lúdico Como Fonte de Compreensão do Mundo
• O Lúdico e o Papel na Educação
Unidade II – Ludicidade, Cultura e Educação
• O Jogo Simbólico da Criança
• Brincar Livre e Brincar Coordenado
• O Papel da Brincadeira na Educação Infantil
• Jogos e Brincadeiras Adequados às Faixas Etárias
Unidade IV – Técnicas Lúdicas Para Ensinar E Aprender
• Brincar com Papéis de Faz de Conta
• Aprender a Ensinar pelo Lúdico
• O Cérebro e a Brincadeira
• Tipos de Jogos e Brincadeiras Lúdicas
Disciplina 6 : Neuroeducação e Tecnologias Educacionais
Unidade I – Educação e Tecnologia
• Definição de Tecnologias Educacionais
• Tecnologias Educacionais e as Relações no Processo Cognitivo
• Racionalidade Instrumental e Determinismo Tecnológico
• Desafios Relacionados às Tecnologias Educacionais
Unidade II – Tecnologias Educacionais e o Docente
• Interface das Tecnologias Educacionais e o Docente
• Ação Docente, Ensino-Aprendizagem e Tecnologias Educacionais
• Cidadania Digital: a Prática Docente Reflexiva
• Desenvolvimento Profissional
Unidade III – Neuroeducação na Escola e na Aprendizagem
• Surgimento da Neuroeducação
• A Neuroeducação Aplicada na Escola
• Estilos de Aprendizagem
• Proposta de Aprendizagem Diferenciada
Unidade IV – Neuroeducação e os Distúrbios Físicos e Mentais
• Neuroeducação e as Doenças e Distúrbios da Mente
• Neuroeducação na Dislexia, Discalculia, Gagueira, Desordem de Atenção e Hiperatividade
• Neuroeducação e os Distúrbios Mentais e Motoras
• Programa de Neuroeducação para a Felicidade
Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (OPTATIVO)
Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.
Local
CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM

Certificação MEC
- Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
- Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES

Documentação necessária para inscrição
Enviar para: posgraduacao@suprema.edu.br
- 1 foto 3X4;
- RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
- Título de eleitor (frente e verso);
- comprovante de residência;
- Diploma (frente e verso).
