Especialização em Metodologia do Ensino da Linguagem
- INSCRIÇÕES ABERTAS
- DURAÇÃO 12 Meses
- CARGA HORÁRIA 360 HORAS
- TCC OPTATIVO
- 100% EAD
Sobre o curso
A especialização Lato Sensu em Ensino da Língua Portuguesa tem o intuito de instrumentalizar profissionais da área da educação para o ensino da Língua Portuguesa, contextualizado com foco nas abordagens de ensino e na construção da prática pedagógica dentro das perspectivas atuais.
Webinário FGS
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino da Linguagem.

Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires

Público-alvo
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.

Disciplinas
Disciplina 1 : Fonética e Fonologia do Português
Unidade I – Fundamentos da Fonética e Fonologia do Português
• Conceitos Importantes Acerca da Linguagem
• Noções de Fonética e Fonologia do Português
• Aparelho Fonador
• Tipos de Sons da Fala
Unidade II – Alfabeto E Transcrição Fonética na Língua Portuguesa
• Alfabeto Fonético
• Transcrição Fonética
• Segmentos Vocálicos
• Segmentos Consonantais
Unidade III – Encontros Vocálicos, Dígrafos e Dífonos
• Encontros Vocálicos e Consonantais
• Dígrafos e Dífonos
• Alofone e Sua Variação
• Neutralização e o Arquifonema
Unidade IV – Fonética e Fonologia no Ensino da Língua Portuguesa
• Fonética e Fonologia e o Ensino da Língua Portuguesa
• Variação Fonológica do Português Brasileiro
• Interferências Fonológicas na Escrita
• Aquisição do Som e da Escrita e Variações
Disciplina 2: Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa
Unidade I – Fundamentos do Ensino da Língua Portuguesa
• Fundamentos Epistemológicos, Históricos e Metodológicos
• Aprender e Ensinar na Escola
• Objetivos, Conteúdos e Orientações Para Docência do Português
• Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Unidade II – Aspectos Linguísticos e a Leitura em Português
• Funcionamento da Fala e Leitura
• Fenômenos da Variação Linguística e os Processos da Fonologia
• Características dos Diferentes Tipos de Leitura
• Leitura na Escola
Unidade III – A Escrita e a Produção Textual na Língua Portuguesa
• Compreendendo Como Funciona a Escrita
• Prática da Produção Textual Pelas Crianças
• Produção de Textos na Escola
• Interferência da Tecnologia no Desenvolvimento da Escrita
Unidade IV – Aspectos Metodológicos do Ensino do Português
• Língua Portuguesa e Outras Áreas de Conhecimento
• Jogos e Brincadeiras no Ensino de Língua Portuguesa
• Tecnologia em Prol do Ensino de Língua Portuguesa
• Desafios e Tendências do Ensino de Língua Portuguesa
Disciplina 3: Morfologia do Português
Unidade I
• Morfemas, Morfes e Estrutura de Palavras
• Classificação e Função dos Morfemas
• Processos de Estrutura das Palavras
• Palavras Primitivas e Derivadas, Simples e Compostas
Unidade II
• Processos de Formação de Palavras
• Flexões dos Nomes
• Flexões dos Verbos
• Tempos e os Modos Verbais
Unidade III
• Classes Gramaticais da Língua Portuguesa
• Morfologia dos Adjetivos e Substantivos
• Padrão dos Substantivos
• Padrão dos Adjetivos
Unidade IV
• Morfossintaxe dos Substantivos
• Morfossintaxe dos Adjetivos
• Características dos Verbos
• Transitividade dos Verbos
Disciplina 4 : Semântica do Português
Unidade I
• O Objeto de Estudo da Semântica no Estudo da Língua Portuguesa
• Situando a Semântica nos Estudos Linguísticos
• As Propriedades Semânticas no Estudo de LP
• Expressividades Linguísticas da Língua Portuguesa
Unidade II
• A Semântica Formalista
• A Semântica Argumentativa
• A Semântica Cognitiva
• A Semântica Representacional
Unidade III
• Conceitos e Representações da Abordagem Mentalista
• Metáforas e Polissemia na Abordagem Mentalista
• Conceitos e Representações da Abordagem Pragmática
• Teorias dos Atos de Fala no Estudo Semântico de Língua Portuguesa
Unidade IV
• Texto e Argumentação: a Construção Semântica nos Escritos em Português
• Aspectos Semânticos da Língua Portuguesa: Fundamentos Para a Formação do Leitor
• Práticas de Leitura Semântica no Contexto Escolar e Cotidiano
• Sujeito, Sentido e Enunciação no Estudo da Língua Portuguesa
Disciplina 5: Sintaxe do Português
Unidade I
• A Dupla Articulação da Linguagem
• Fonema, Gramática e Léxico
• Sintaxe e Gramática
• Sintaxe e Pragmática
Unidade II
• Da Abordagem Estrutural à Sintaxe Gerativa (Parte I)
• Da Abordagem Estrutural à Sintaxe Gerativa (Parte II)
• O Gerativismo de Chomsky e a Sintaxe Gerativa
• O Estudo do Verbo
Unidade III
• Os Constituintes Frasais
• Termos Acessórios da Oração Parte I: o Estruturalismo
• Termos Acessórios de Uma Oração Parte II e a Regência Verbal: o Funcionalismo
• As Classes Gramaticais e a Estrutura Sintagmática de Uma Oração
Unidade IV
• Desvendando a Frase, Oração e Período
• Termos de Uma Oração
• Tópicos Especiais em Sintaxe (Parte I): Sintaxe da Colocação e as Funções do “Se”
• Tópicos Especiais em Sintaxe (Parte II): Coordenação Sintaxe
Disciplina 6 : Tendências Atuais do Ensino da Língua Portuguesa
• Mudança linguística e ensino do Português no Brasil
• Variações linguísticas
• O ensino do Português na escola atual: análise de alguns fenômenos linguísticos e mudanças
• O cenário da leitura no Brasil
• Letramento como prática social
• Práticas de ensino de escrita: ensino e avaliação
Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (OPTATIVO)
Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.
Local
CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM

Certificação MEC
- Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
- Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES

Documentação necessária para inscrição
Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br
- 1 foto 3X4;
- RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
- Título de eleitor (frente e verso);
- comprovante de residência;
- Diploma (frente e verso).
