CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD

Especialização em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

  • INSCRIÇÕES ABERTAS
  • DURAÇÃO 12 MESES
  • CARGA HORÁRIA 420 HORAS
  • TCC OBRIGATÓRIO
  • 100% EAD

Sobre o curso

Os profissionais da educação devem estar aptos a receberem todos os alunos, independente das suas diferenças e deficiências. Neste contexto, a Especialização em Libras supre a necessidade de capacitar os professores para que suas práticas docentes atendam às demandas dos alunos surdos. Além disso, a formação acadêmica inicial aborda superficialmente a temática.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.


Disciplinas

 

Disciplina 1 : Fundamentos da Educação

• Fundamentos da Educação - 1° Webinário

Unidade I – Educação: Concepção e Políticas Públicas
• Concepção de Educação
• Natureza e Especificidade da Educação
• Perspectivas Atuais da Educação
• Educação no Contexto das Políticas Públicas

Unidade II – Pedagogia, Educação e Cultura
• Pedagogia X Ciências da Educação
• Pedagogia X Andragogia
• Pedagogia E os Diversos Segmentos da Educação
• Educação X Cultura

Unidade III – A Carreira de Pedagogia
• Pedagogia na Contemporaneidade
• Formação e Atuação do Pedagogo
• Perspectivas Profissionais do Pedagogo
• Educação no Contexto Mercadológico

Unidade IV – Perspectivas da Educação Ideológica e Tecnológica
• Pensadores dos Séculos XVIII, XIX e XX
• Concepções e Tendências Pedagógicas no Brasil
• Educação X Ideologia
• Educação e Tecnologia


Disciplina 2: Política Pública e Educação

• Política Pública e Educação - 2° Webinário

Unidade I – Sistema Educacional Brasileiro
• História do Sistema Educacional Brasileiro
• Conceitos do Sistema Educacional Brasileiro
• Princípios do Sistema Educacional Brasileiro
• Características do Sistema Educacional Brasileiro

Unidade II – Bases Legais da Educação
• Instâncias Administrativas e Organizacionais
• Declaração Universal dos Direitos Humanos
• Declaração da UNESCO/ONU Sobre Educação
• Constituição da República Federativa do Brasil

Unidade III – Organização do Sistema Educacional Brasileiro
• Princípios e Finalidades da Educação Nacional
• Diretrizes e Bases da Educação
• Plano Nacional de Educação
• Diretrizes Nacionais Para a Educação Básica

Unidade IV – Financiamento da Educação Nacional
• Financiamento da Educação Escolar
• Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
• Organização e Financiamento da Educação Profissional de Nível Médio
• Organização e Financiamento do Ensino Superior


Disciplina 3: Educação Inclusiva

• Educação Inclusiva - 3° Webinário

Unidade I – Educação Especial no Brasil e no Mundo
• Educação Especial no Mundo
• Educação Especial no Brasil
• Legislação da Educação Especial: Percurso Histórico
• Educação Especial X Educação Inclusiva

Unidade II – Fundamentos da Educação Inclusiva
• Princípios e Fundamentos de Uma Escola Inclusiva
• Adaptações Curriculares Para a Inclusão
• Os Desafios dos Professores na Educação Inclusiva
• Capacitação Docente Para Educação Inclusiva

Unidade III – Implementando a Educação Inclusiva
• Educação Inclusiva: a Diversidade na Aprendizagem
• Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva
• Equipe Multidisciplinar para Educação Inclusiva
• Família e Escola no Processo de Inclusão

Unidade IV – Tecnologias e Recursos Para a Inclusão
• Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva
• Salas de Recursos Multifuncionais
• Avaliação Tradicional Versus a Avaliação Inclusiva
• Deficiências e Transtornos Objeto da Educação Inclusiva


Disciplina 4 : Aspectos Históricos, Políticos e Sociais da Comunidade Surda

• Aspectos Históricos, Políticos e Sociais da Comunidade Surda - 4° Webinário

• Comunidade, Cultura e Identidade Surda
• História da Educação de surdos
• Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção
• Marcações da Identidade e Diferença no Espaço Escolar
• Políticas de Inclusão versus Educação Bilíngue
• Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda


Disciplina 5 :Linguagem e Letramento em Libras

• Linguagem e Letramento em Libras - 5° Webinário
• Introdução a Pedagogia Bilíngue
• Língua Brasileira de Sinais: aspectos linguísticos e gramaticais
• Noções de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais
• Literatura surda
• Estágios de interlíngua na aprendizagem da LIBRAS
• Produção e Tradução de Materiais Didáticos para o Ensino de Surdos


Disciplina 6 : LIBRAS

• LIBRAS - 6° Webinário

Unidade I – Inclusão e Libras
• Educação Inclusiva
• História da Educação de Surdos no Brasil e no Mundo.
• Aspectos Legais da Libras Enquanto Língua
• Inclusão de Pessoas Surdas na Escola Regular

Unidade II – Surdez e a Pessoa Surda
• Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo
• Ensino-Aprendizagem do Aluno Surdo
• Língua Brasileira de Sinais - Libras
• Alfabeto Manual

Unidade III – Estrutura da Libras
• Configurações das Mãos (Cm) na Libras
• Pronomes e Advérbios na Libras
• Verbos na Libras
• Classificadores na Libras

Unidade IV – Libras na Prática
• Saudações e Apresentações na Libras
• Meses, Dias da Semana e Estações do Ano na Libras
• Numerais e Quantidades na Libras
• Família e Profissões na Libras

 



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OBRIGATÓRIO)

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.

 


Local

CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).