CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD

Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

  • INSCRIÇÕES ABERTAS
  • DURAÇÃO 12 MESES
  • CARGA HORÁRIA 420 HORAS
  • TCC OBRIGATÓRIO
  • 100% EAD

Sobre o curso

A Especialização Lato Sensu em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem busca proporcionar aos profissionais da educação o aprofundamento em conhecimentos sobre os fatores psicológicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, auxiliando na compreensão e condução das estratégias didático-metodológicas que possibilitem a implementação e desenvolvimento de um processo educativo de qualidade.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem


Coordenador (a) do Curso

Laura de Souza Bechara Secchin

Shirlene Vianna Moreira


Público-alvo

Graduados em Psicologia, graduados em Pedagogia, e nas demais áreas de Saúde, interessados em se especializar e aprimorar seus conhecimentos relativos a essa área.


Disciplinas

Disciplina 1: Psicologia da Aprendizagem

• Psicologia da Aprendizagem - 1° Webinário

Unidade I – Fundamentos da Psicologia
• Origem e Influências Filosóficas da Psicologia
• Psicologia Científica: Métodos Descritivo, Correlacional e Experimental
• Psicologia Científica: Estruturalismo, Funcionalismo e Associacionismo
• Objeto de Estudo da Psicologia

Unidade II – Psicopedagogia
• Origem da Psicopedagogia
• Concepções Teóricas da Psicopedagogia
• Psicopedagogia na Prática
• Atuação do Psicopedagogo no Mercado

Unidade III – Desenvolvimento do Psiquismo Humano
• O Que é Psiquismo Humano
• Fatores Que Impactam o Desenvolvimento do Psiquismo
• Processos e Constituição do Psiquismo Humano
• Pensamento e Linguagem do Desenvolvimento Humano

Unidade IV – Desenvolvimento e Aprendizagem
• Teorias do Desenvolvimento
• O Humanismo
• Psicanálise
• Aprendizagem na Adolescência


Disciplina 2: Psicologia do Desenvolvimento

• Psicologia do Desenvolvimento - 2° Webinário

Unidade I – História da Psicologia
• História da Psicologia
• Origem da Psicologia Moderna
• Objeto de Estudo da Psicologia
• Escolas Psicológicas


Unidade II – Psicologia na Educação
• Evolução Histórica da Psicologia da Educação
• Concepções de Psicologia da Educação
• Noções de Psicopedagogia
• Noções de Neuropsicopedagogia

Unidade IIII – Desenvolvimento, Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
• Fatores Que Influenciam no Desenvolvimento do Psiquismo
• Processos Mentais e a Constituição do Psiquismo Humano
• Transtornos Mentais e o Desenvolvimento da Aprendizagem
• Distúrbios Fisiológicos e o Desenvolvimento da Aprendizagem

Unidade IV – Desenvolvimento da Aprendizagem ao Longo da Vida
• Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem
• Psiquismo da Criança Frente ao Processo de Aprendizagem
• Psiquismo na Adolescência e a Aprendizagem
• Andragogia e Psicologia da Aprendizagem em Fase Adulta


Disciplina 3: Processos Cognitivos e Aprendizagem

• Processos Cognitivos e Aprendizagem - 3° Webinário

Unidade I – Processos e Problemas de Aprendizagem
• Linguagem e Cognição
• Processo de Aprendizagem Sob o Foco Cognitivo
• Problemas de Aprendizagem, Avaliação e Intervenção
• Aspectos Psicossociais e Cognitivos

Unidade II – Atenção, Percepção, Memória e Emoção
• Atenção, Percepção e Memória
• Emoção, Conceitos e Categorização
• Resolução de Problemas e Linguagem
• Processo Escolar de Ensino-Aprendizagem

Unidade III – Teorias e Abordagens da Aprendizagem
• Abordagens Comportamentalista e Cognitivista
• Abordagens Humanista, Empirista e Inatista
• Teoria da Aprendizagem Gestalt
• Teoria da Aprendizagem Representativa, Cognitiva e Social

Unidade IV – Processos de Aprendizagem e a Avaliação
• Processos, Objetivos e Domínios da Aprendizagem
• Aprendizagem Versus Representação
• Avaliação nos Processos de Ensino-Aprendizagem
• Dificuldades, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem

 

Disciplina 4: Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem

• Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem - 4° Webinário

Unidade I – Desenvolvimento Motor da Criança
• Desenvolvimento Motor
• Desenvolvimento Motor Da Criança
• Reflexos Infantis
• Habilidades Motoras Rudimentares


Unidade II – Locomoção, Equilíbrio e Problemas Neuropsicomotores na Criança
• Crescimento E Desenvolvimento Motor De Crianças
• Locomoção
• Equilibração E Manipulação
• Problemas Do Desenvolvimento Neuropsicomotor

Unidade III – Desenvolvimento Neuropsicomotor em Crianças e Adolescentes
• Habilidades Especializadas
• Combinação De Movimentos
• Crescimento E Desenvolvimento Motor De Crianças
• Crescimento E Desenvolvimento Motor De Adolescentes

Unidade IV – Aprendizagem Motora
• Aprendizagem Motora
• Fatores Intervenientes
• Resultados Da Aprendizagem Motora
• Transferência De Aprendizagem (Ta)

 

Disciplina 5: Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem

• Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem - 5° Webinário

Unidade I – Distúrbios e Transtornos Cognitivos e a Inclusão
• Distúrbios Da Aprendizagem
• Transtorno, Distúrbio E Dificuldade De Aprendizagem
• Características Dos Distúrbios De Aprendizagem
• Processo De Inclusão E Os Distúrbios De Aprendizagem

Unidade II – Principais Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
• Transtornos E Distúrbios Relacionados À Aprendizagem
• Transtorno Do Espectro Autista (Tea)
• Tda/H E Tod
• Transtornos Específicos Da Aprendizagem

Unidade III – Aspectos Neuropsicológicos e a Psicopedagogia
• Fundamentos Da Neuropsicologia
• Aspectos Neuropsicológicos E Aprendizagem
• Aspectos Neuropsicológicos E As Dificuldades De Aprendizagem
• Evidências Neurológicas Na Intervenção Psicopedagógica

Unidade IV – Dificuldades de Aprendizagem e a Psicopedagogia
• Conceitos E Limites Da Abordagem Psicopedagógica
• Principais Teorias Para A Abordagem Psicopedagógica
• Epistemologia Convergente De Jorge Visca
• Abordagem Centrada Na Pessoa E A Psicopedagogia


Disciplina 6: Educação Inclusiva

• Educação Inclusiva - 6° Webinário

Unidade I – Educação Especial No Brasil E No Mundo
• Educação Especial No Mundo
• Educação Especial No Brasil
• Legislação Da Educação Especial: Percurso Histórico
• Educação Especial X Educação Inclusiva

Unidade II – Fundamentos Da Educação Inclusiva
• Princípios E Fundamentos De Uma Escola Inclusiva
• Adaptações Curriculares Para A Inclusão
• Os Desafios Dos Professores Na Educação Inclusiva
• Capacitação Docente Para Educação Inclusiva

Unidade III – Implementando A Educação Inclusiva
• Educação Inclusiva: A Diversidade Na Aprendizagem
• Parâmetros Curriculares Nacionais E A Educação Inclusiva
• Equipe Multidisciplinar Para Educação Inclusiva
• Família E Escola No Processo De Inclusão

Unidade IV – Tecnologias E Recursos Para A Inclusão
• Tecnologia Assistiva Na Educação Inclusiva
• Salas De Recursos Multifuncionais
• Avaliação Tradicional Versus A Avaliação Inclusiva
• Deficiências E Transtornos Objeto Da Educação Inclusiva



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OBRIGATÓRIO)

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.

 


Local

CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).