CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD

Especialização em Educação de Jovens e Adultos

  • INSCRIÇÕES ABERTAS
  • DURAÇÃO 12 MESES
  • CARGA HORÁRIA 420 HORAS
  • TCC OBRIGATÓRIO
  • 100% EAD

Sobre o curso

O curso de Especialização Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos vai preparar o participante para assumir importantes posições no mercado de trabalho da área de educação, adquirindo várias competências e conhecimentos, com habilidades em temas como cultura popular Brasileira, educação de jovens e adultos, didática de ensino, organização e legislação em educação, andragogia e educação profissional. O Brasil ainda conta com quase 12 milhões de analfabetos. O trabalho infantil, a pobreza e a desigualdade social e outros problemas sociais, são os principais motivos que levam à evasão escolar. Para atender essa demanda, existe o projeto EJA - Educação de Jovens e Adultos (EJA) - destinado às pessoas que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada. Fazer uma pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar nesta tão nobre atividade dentro do campo da educação.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Educação de Jovens e Adultos


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

Graduado em qualquer área poderá cursar a pós-graduação, um curso indicado para quem trabalha na área de educação ou em licenciatura de qualquer matéria escolar no campo da educação e queira ingressar no ensino para adultos.


Disciplinas

Disciplina 1: Andragogia e Educação Profissional

• Andragogia e Educação Profissional - 1° Webinário

Unidade I
• Andragogia: Síntese Histórica
• Princípios Da Andragogia E Diferenças Pedagógicas
• A Formação Docente: Uma Análise
• Perfil De Alunos E O Pedagógico-Andragógico

Unidade II
• Tendências Pedagógicas
• Pensamento Político Pedagógico Sobre Educação De Jovens E Adultos
• Projeto De Educação Para Currículo Andragógico
• Construção De Um Currículo Andragógico

Unidade III
• Desigualdade Social
• Influência Da Desigualdade Social No Contexto Educacional
• Didática
• Importância Da Didática, Interdisciplinaridade E Transversalidade

Unidade IV
• O Docente E A Metodologia Direcionada Ao Eja
• Temas Transversais/Sociais Aplicados A Andragogia
• Os Métodos Semipresenciais
• Os Métodos A Distância


Disciplina 2: Didática

• Didática - 2° Webinário

Unidade I – Teorias e História da Didática
• Conceitualização E Características Da Didática
• Grandes Educadores E A Didática
• Educação: Definições E Processos
• Educação Como Forma De Dominação

Unidade II – Didática e o Processo Ensino-Aprendizagem
• Tendências Pedagógicas Na Educação
• Conteúdos Operacionais Da Didática
• Componentes Do Processo Ensino-Aprendizagem
• Interdisciplinaridade, Multidisciplinaridade, Transdisciplinaridade E Pluridisciplinaridade

Unidade III – Aprendizagem e Conteúdo Para Construção do Conhecimento
• Principais Teorias Da Aprendizagem No Ensino
• Sala De Aula: Espaço De Construção Do Conhecimento
• Conteúdos Escolares E De Aprendizagem
• Seleção E Organização Dos Conteúdos

Unidade IV – Planejamento do Ensino-Aprendizagem e Avaliação
• Técnicas De Ensino-Aprendizagem
• Avaliação
• Planejamento Educacional: Tipos De Planos
• Projetos Educacionais


Disciplina 3: Educação de Jovens e Adultos

• Educação de Jovens e Adultos - 3° Webinário

Unidade I – Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
• Pensamento Político Pedagógico ao Longo da História
• EJA Como Modalidade da Educação Básica
• Inclusão Social e Diversidade Cultural
• Orientações Curriculares Para EJA e a Alfabetização

Unidade II – Conteúdos e Práticas Docentes na EJA
• Prática Docente na EJA
• Conteúdos Relevantes Sobre EJA
• Produção do Saber e Cidadania
• Interdisciplinaridade e Interculturalidade na EJA

Unidade IIII – Tecnologias Aplicadas À EJA
• EJA e Novas Tecnologias
• Tecnologias de Informação e Comunicação
• Letramento Digital na EJA
• Métodos de Ensino na EJA

Unidade IV – Níveis De Ensino Na EJA
• Propostas Curriculares para EJA e Ensino Profissionalizante
• Propostas Curriculares para EJA no Ensino Fundamental
• Proeja
• Programa EJATEC e o Ensino Médio

 

Disciplina 4: Educação Popular

• Educação Popular - 4° Webinário

Unidade I
• Conceito E Histórico Da Educação Popular
• O Saber Surge E Circula
• Terminologia Popular
• Educação Popular Hoje

Unidade II
• Senso Comum E A Construção Científica Da Educação Popular
• Competências E Virtudes Dos Educadores
• Metodologias Na Educação Popular
• Conceito De Comunidade

Unidade III
• Projetos Multidisciplinares E A Educação Popular
• Etapas E Objetivos Dos Projetos Multidisciplinares
• Percepção Dos Educadores
• Avaliação Na Perspectiva Da Educação Popular

Unidade IV
• O Papel Da Educação Junto Aos Setores Populares
• Superação De Barreiras Escolares E A Educação Popular
• Desafios Da Educação Popular Atualmente
• Tendências Da Educação Popular No Cenário Político-Social Brasileiro


Disciplina 5: Organização e Legislação em Educação

• Organização e Legislação em Educação - 5° Webinário

Unidade I
• Conceito E Histórico Da Educação Popular
• O Saber Surge E Circula
• Terminologia Popular
• Educação Popular Hoje

Unidade II
• Senso Comum E A Construção Científica Da Educação Popular
• Competências E Virtudes Dos Educadores
• Metodologias Na Educação Popular
• Conceito De Comunidade

Unidade III
• Projetos Multidisciplinares E A Educação Popular
• Etapas E Objetivos Dos Projetos Multidisciplinares
• Percepção Dos Educadores
• Avaliação Na Perspectiva Da Educação Popular

Unidade IV
• O Papel Da Educação Junto Aos Setores Populares
• Superação De Barreiras Escolares E A Educação Popular
• Desafios Da Educação Popular Atualmente
• Tendências Da Educação Popular No Cenário Político-Social Brasileiro



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OBRIGATÓRIO)

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).

 


Local

CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).