CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO 100% EAD

Especialização em Base Nacional Comum Curricular

  • INSCRIÇÕES ABERTAS
  • DURAÇÃO 12 MESES
  • CARGA HORÁRIA 420 HORAS
  • TCC OBRIGATÓRIO
  • 100% EAD

Sobre o curso

A Pós-Graduação em Base Nacional Comum Curricular se baseia no fato de esse documento norteador do currículo e da prática pedagógica na educação básica ser atual (2019). Logo, a formação inicial dos docentes atuantes na área, não abrangeu essa temática em seu currículo, por ser anterior à criação dessa normativa. No entanto, ao inserir-se no mundo do trabalho, aos professores é exigido domínio da Base Nacional Comum Curricular para que desempenhem sua prática pedagógica. Neste contexto, o curso proporciona aos participantes os conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos que asseguram o exercício de suas funções e o crescimento profissional.


Webinário FGS

É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.

Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Especialização em Base Nacional Comum Curricular.


Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires


Público-alvo

Pedagogos, professores, gestores da educação, técnicos da educação e estudantes de licenciaturas


Disciplinas

 

Disciplina 1: BNCC, Fundamentos, Objetivos e Principais Características

• BNCC, fundamentos, objetivos e principais características - 1° Webinário
• Política Educacional contemporânea: debates sobre a Base Nacional Comum Curricular
• Base Nacional Comum Curricular como política educacional
• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
• Currículo e a legislação educacional
• A Base Nacional Comum Curricular e a Educação Infantil



Disciplina 2: Competências, Habilidades e suas aplicações

• Competências, Habilidades e suas aplicações - 2° Webinário
• Ensino por competências
• Gestão do currículo e da aprendizagem na escola
• Desafios da política educacional para uma formação cidadã
• A BNCC e a formação do currículo
• Proposta teórico-metodológica da Base Nacional Comum Curricular


Disciplina 3: Trabalho integrado, interdisciplinar, multidisciplinar e Transversalidade

• Trabalho integrado, interdisciplinar e multidisciplinar - 3° Webinário
• As disciplinas e suas inter-relações
• Biblioteca escolar e incentivo à leitura
• Currículo e formação intercultural
• Metadisciplinaridade e Interdisciplinaridade
• A transdisciplinaridade e a organização do currículo
• Planejamento de ensino religioso e BNCC
• Diretrizes curriculares nacionais para educação física no ensino fundamental
• Ensino de geografia e a BNCC no ensino fundamental
• A Base Nacional Comum Curricular e o ensino de matemática
• A BNCC, as Diretrizes e Propostas Pedagógicas Estadual e Municipal do Ensino da Língua Portuguesa



Disciplina 4: Novo Ensino Médio - Fundamentos, objetivos e características

• Novo Ensino Médio - Fundamentos, objetivos e características - 4° Webinário
• Política Educacional contemporânea: debates sobre a Reforma do Ensino Médio
• Finalidades, duração e organização do ensino médio
• Currículo e educação por competências
• Itinerários formativos
• Organização do trabalho pedagógico no ensino médio



Disciplina 5: Planejamento coletivo

• Planejamento coletivo - 5° Webinário
• Planejamento escolar
• Gestão pública na educação
• Políticas públicas e gestão educacional
• A prática pedagógica: organização e planejamento
• O Planejamento na Educação Infantil



Disciplina 6: Acompanhamento da Aprendizagem e Avaliação

• Acompanhamento da Aprendizagem e Avaliação - 6° Webinário
• Avaliação
• Sistema de Avaliação da Educação Básica e Base Nacional Comum Curricular
• Paradigmas e tendências atuais em avaliação
• Aspectos históricos dos processos avaliativos da aprendizagem
• Avaliar por meio de portfólios



Trabalho de Conclusão do Curso - TCC
(OBRIGATÓRIO)

Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:

• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.

Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:

• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.

Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos. (Trabalho de Conclusão de Curso).

 


Local

CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM


Certificação MEC

  • Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
  • Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES


Documentação necessária para inscrição

Enviar para: posgraduacao@suprema.edu.br

  • 1 foto 3X4;
  • RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
  • Título de eleitor (frente e verso);
  • comprovante de residência;
  • Diploma (frente e verso).