Especialização em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Espanhola
- INSCRIÇÕES ABERTAS
- DURAÇÃO 12 Meses
- CARGA HORÁRIA 360 HORAS
- TCC OPTATIVO
- 100% EAD
Sobre o curso
A Especialização Lato Sensu em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Espanhola visa a preparação para inserção no mercado de trabalho e/ou aperfeiçoamento de formação, já que tem o objetivo de trabalhar com competências, conhecimentos e habilidades para contribuir no processo de ensino/aprendizagem. Neste contexto, a Pós-Graduação proporciona ao pós-graduando conhecimentos atualizados sobre o ensino da literatura em Língua Espanhola e enriquece a formação na área da produção de textos em Língua Espanhola. Além disto, aprofunda os estudos acerca dos textos em Espanhol, tais como poesia e ficção e propõe uma reflexão sobre a tradução, versão e interpretação em Espanhol.
Webinário FGS
É um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, que permite a interação da audiência via chat dentro do nosso AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, a plataforma Orchestra/Classroom ou através da plataforma Google Meet, que permite interação síncrona. É um eficiente formato de apresentação e discussão de conteúdo para o aprendizado contínuo, constituindo-se um diferencial dos cursos Suprema/FGS EAD.
Ao concluir o curso, o estudante ou o profissional receberá o certificado de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino da Literatura e Produção de Textos em Língua Espanhola

Coordenador (a) do Curso

Profª Dra. Francisca Cristina de Oliveira e Pires

Público-alvo
Professores e profissionais da área da educação portadores de diploma de curso superior.

Disciplinas
Disciplina 1: Oficina de Textos em Espanhol
Unidade I
Comunicação
Funções Comunicativas do Espanhol
Leitura, Compreensão e Construção de Sentidos no Texto
Estratégias de Leitura e Construção Textual em Língua Espanhola
Unidade II
Produção e Compreensão de Textos Orais
Recursos Coesivos e de Coerência
Produção de Textos Escritos em Espanhol
Narração Escrita – Formulação e Construção
Unidade III
Gêneros Textuais Acadêmicos
Os Gêneros Acadêmicos
Gêneros Textuais
Os Vários Gêneros Textuais
Unidade IV
Compreendendo as Estruturas Textuais
A Argumentação
Análises e Sínteses
Textos Narrativos, Descritivos e Comentários
Disciplina 2: Oficina de Textos em Espanhol Avançado
Unidade I
Os Primeiros Resquícios da Escrita.
Breve Histórico da Leitura no Ocidente.
Breve Histórico da Escrita no Ocidente.
Texto e Contexto.
Unidade II
A Teoria dos Gêneros Textuais.
Paratexto Icônico e Verbal.
Partes de um Texto.
A Coerência e a Coesão Textual.
Unidade III
Estratégias de Leitura em Língua Estrangeira.
Estratégias de Escrita em Língua Estrangeira.
Coesão e Coerência Textual em Espanhol.
O Texto Escrito e o Texto Falado em uma Aula de Ele (Espanhol Língua Estrangeira).
Unidade IV
A Escrita e as Redes Sociais.
A Produção Textual nas Plataformas Digitais de Ensino.
A Produção Textual na Era Tecnológica.
A Escrita e a Educação a Distância (EAD).
Disciplina 3: Oficina de Tradução, Versão e Interpretação em Espanhol
Unidade I
Introdução aos Estudos da Tradução
Tecnologias e Formação de Tradutores
A Língua Espanhola
A Língua Espanhola e a Educação Brasileira
Unidade II
O Papel do Tradutor
Estudos, Análises e Tradução de Diferentes Tipos Científicos: elementos do texto científico
Verificação das Diferenças (Sintáticas) Entre o Texto Científico de Culturas De Língua Espanhola e o Texto Científico Brasileiro
A Língua Espanhola e a Educação Brasileira
Unidade III
Da Idade Média ao Século XXI: os desafios da tradução
O Dicionário Como Aliado do Tradutor
Dicionário Para Tradutores: como usá-lo
Interpretação Simultânea Versus Interpretação Consecutiva
Unidade IV
O Texto Como Elemento de Estudo do Tradutor
A Nota do Tradutor no Texto Literário (Parte I)
A Nota do Tradutor no Texto Literário (Parte II)
A Tradução e os Meios Audiovisuais
Disciplina 4: Textos Fundamentais de Ficção em Língua Espanhola
Unidade I
Mimese
A Ideia de Ficção
O Problema da Verossimilhança
Personagem e Narrador
Unidade II
Técnicas e Convenções do Realismo Literário
Formas Narrativas
Aspectos da Identidade Cultural Espanhola
Mistificação e Ficcionalização nos Discursos Narrativos da Conquista da América
Unidade III
Introdução a Dom Quixote de La Mancha
Dom Quixote: Análise e Interpretação de Um Episódio
A Ficção de Benito Pérez Galdós
A Ascensão da Narrativa Ficcional Hispano-Americana
Unidade IV
A Literatura no Século XX: uma introdução
A Ficção Espanhola no Começo do Século XX
Jorge Luis Borges e a Renovação da Literatura Hispano-Americana
O Romance Espanhol Após a Guerra Civil
Disciplina 5: Textos Fundamentais de Poesia em Língua Espanhola
Unidade I
Introdução à Arte Poética
Elementos Estruturais do Poema e da Poesia
Tipos de Poemas da Língua Espanhola
Fundamentos da Comunicação e Linguagem
Unidade II
Gêneros Literários da Poesia
Panorama Histórico da Poesia em Língua Espanhola
Movimento da Poesia Espanhola Moderna
Movimento Poético Hispanoamericano
Unidade III
Poetas Medievais
Poetas Espanhóis
Movimento da Poesia Espanhola Moderna XIX- XX
Movimento Poético Hispanoamericano
Unidade IV
Poesia do Pós-Guerra (Anos 40)
Da Década 50 a Contemporaneidade
Movimento da Poesia Hispano-Americana XX
Interculturalidade
Trabalho de Conclusão do Curso - TCC (OPTATIVO)
Informações e Inscrições: (32) 2101-5039 (Pós-graduação Suprema)
A orientação se dará através de vídeos, aulas, materiais complementares e/ou fóruns de discussão com o tutor/professor, após contratação da disciplina extra de Metodologia da Pesquisa, acrescidos de mais dois meses de pagamento de mensalidades.
Disciplina 1: Introdução ao Método Científico:
• Métodos Científicos;
• Metodologia: do conhecimento prévio à síntese;
• Como selecionar a técnica apropriada ao seu objeto de estudo
• Hipóteses de Pesquisa.
Disciplina 2: Qualidade da Informação e Pesquisa em Bases de Dados:
• Fontes Confiáveis de Informação Acadêmica;
• Escolha de Fontes para Elaboração de Materiais.
• Pesquisa na Base de Dados SciELO.
Redação Científica: Tutorial e Acompanhamento para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso do Estudante até o 12º mês
• Normatização do Trabalho de Conclusão de Curso;
• Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso no formato de Artigo Científico Original, Artigo de Revisão ou Artigo de Relato de Experiência que contenham propostas de intervenção na unidade escolar dos pós-graduandos;
• Acompanhamento e Tutoria para Elaboração de Artigos Científicos.
Local
CURSO 100% EAD: PLATAFORMA OSCHESTRA CLASSROOM

Certificação MEC
- Cursos autorizados de acordo com a resolução MEC N° 1/2018
- Mesmo diploma do ensino presencial.

e-Biblioteca

Acervo disponível na biblioteca virtual acervo composto de aproximadamente 2500 (dois mil e quinhentos) livros digitais, bases de dados e outros recursos digitais disponibilizados pela biblioteca da IES

Documentação necessária para inscrição
Enviar para: posgraduacao@fgs.suprema.edu.br
- 1 foto 3X4;
- RG, CPF ou carteira do conselho regional (frente e verso);
- Título de eleitor (frente e verso);
- comprovante de residência;
- Diploma (frente e verso).
