Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

Suprema realiza campanha de Novembro Azul em UBS de Juiz de Fora

Suprema realiza campanha de Novembro Azul em UBS de Juiz de Fora

Publicado em: 14/11/2017

Em sintonia com as campanhas do Novembro Azul, a Suprema realiza a partir de hoje, uma série de ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora, sobre a conscientização da saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata.


A professora da Suprema e Coordenadora do Programa Integrador (PI), Cláudia Netto diz que esta ação já acontece há algum tempo na Faculdade e sempre ocorre nas UBS do PI. "A campanha é coordenada por um urologista, no caso o professor Antônio Carlos, sempre nas unidades do PI, à noite. É requisitado um profissional para fazer exame de toque nos homens e de sangue, para a verificação do PSA (antígeno prostático específico, uma proteína produzida na próstata). É distribuído uma senha, até 100 pessoas por unidade, e feito os exames. Caso o médico detecte algo, o paciente é encaminhado para o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ)", explica Cláudia.


A docente ainda explica que dentro do PI, a campanha do novembro azul entra como promoção à saúde, e faz parte da atenção básica à saúde, e por isso também é importante a participação dos alunos. "Quando um estudante faz parte de uma campanha educativa, ocorre primeiro uma sala de espera, onde explicam sobre a importância de fazer a prevenção. Quando o homem realiza estes exames, está se prevenindo, não só o adoecimento, mas também a capacidade de recuperar e tratar caso seja identificado logo no início. E o custo sai menor para todos", comenta.


Os alunos são convidados a participar para ajudarem nos exames de toque e de sangue. O professor e médico urologista, Antônio Carlos Toledo, diz que os discentes do 8º ao 12º período do curso de medicina podem participar da campanha e ajudar com os pacientes. "O principal objetivo é conscientizar os homens sobre a avaliação da próstata, pois o câncer nessa região é uma doença silenciosa. Daí a importância de exames regulares e acompanhamento médico", ressalta Antônio.


Para o médico, é importante ficar atento depois dos 45 anos de idade, pois é quando pode haver alterações na próstata. "Caso o paciente não tenha relatos de câncer de próstata na família, como em pai, irmãos, tios, não é necessário realizar os exames antes dessa idade. É o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda", esclarece o professor.


Mas nem sempre foi assim. De acordo com Cláudia, quando a campanha começou, muitos homens se recusavam a fazer o exame de toque, prática que tem mudado ao longo do tempo. "Quando se começou com a campanha, havia ainda um preconceito muito grande, era difícil conseguir que 30 homens fizessem o exame. Existe um preconceito muito grande, mas que já está sendo superado. Hoje, já chegamos a ter mais de 100 homens em uma única UBS para realizar o exame. Atualmente a campanha faz sucesso", comemora a docente.


Além do preconceito vencido, outro fator que ajuda a aumentar o número de homens nos consultórios é a cobrança da mulher. Cláudia explica que culturalmente, os homens não procuram ajuda médica com regularidade, o que contribui para o elevado número de casos, mas que as esposas os incentivam a ir ao especialista. "Existe também um papel das mulheres muito importante nessa campanha. As mulheres é que incentivam os homens a irem atrás de acompanhamento médico, elas que incentivam aos maridos participarem das campanhas. O homem tem um grande preconceito de procurar ajuda médica, de realizar tratamentos, e é a esposa que insiste, cobra e motiva o marido a buscar ajuda médica e realizar exames", explica.


A campanha ocorre até o dia 05 de dezembro, em todas as UBS do PI, das 19h às 21h. Veja quadro abaixo e confira os locais.

 DATA         UBS
 Dia 14/11 Furtado de Menezes (os exames serão realizados na UBS de Olavo Costa)
 Dia 16/11 Nossa Senhora Aparecida
 Dia 20/11 Santa Luzia
 Dia 21/11 Vale Verde
 Dia 22/11 Santo Antônio
 Dia 23/11 Progresso
 Dia 27/11 Retiro
 Dia 28/11 São Pedro
 Dia 29/11 Milho Branco
 Dia 30/11 Vila Ideal

 

 

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro