SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF 

Notícias

Suprema realiza campanha de Novembro Azul em UBS de Juiz de Fora

14 de novembro de 2017

Suprema realiza campanha de Novembro Azul em UBS de Juiz de Fora

Em sintonia com as campanhas do Novembro Azul, a Suprema realiza a partir de hoje, uma série de ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora, sobre a conscientização da saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata.


A professora da Suprema e Coordenadora do Programa Integrador (PI), Cláudia Netto diz que esta ação já acontece há algum tempo na Faculdade e sempre ocorre nas UBS do PI. "A campanha é coordenada por um urologista, no caso o professor Antônio Carlos, sempre nas unidades do PI, à noite. É requisitado um profissional para fazer exame de toque nos homens e de sangue, para a verificação do PSA (antígeno prostático específico, uma proteína produzida na próstata). É distribuído uma senha, até 100 pessoas por unidade, e feito os exames. Caso o médico detecte algo, o paciente é encaminhado para o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ)", explica Cláudia.


A docente ainda explica que dentro do PI, a campanha do novembro azul entra como promoção à saúde, e faz parte da atenção básica à saúde, e por isso também é importante a participação dos alunos. "Quando um estudante faz parte de uma campanha educativa, ocorre primeiro uma sala de espera, onde explicam sobre a importância de fazer a prevenção. Quando o homem realiza estes exames, está se prevenindo, não só o adoecimento, mas também a capacidade de recuperar e tratar caso seja identificado logo no início. E o custo sai menor para todos", comenta.


Os alunos são convidados a participar para ajudarem nos exames de toque e de sangue. O professor e médico urologista, Antônio Carlos Toledo, diz que os discentes do 8º ao 12º período do curso de medicina podem participar da campanha e ajudar com os pacientes. "O principal objetivo é conscientizar os homens sobre a avaliação da próstata, pois o câncer nessa região é uma doença silenciosa. Daí a importância de exames regulares e acompanhamento médico", ressalta Antônio.


Para o médico, é importante ficar atento depois dos 45 anos de idade, pois é quando pode haver alterações na próstata. "Caso o paciente não tenha relatos de câncer de próstata na família, como em pai, irmãos, tios, não é necessário realizar os exames antes dessa idade. É o que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda", esclarece o professor.


Mas nem sempre foi assim. De acordo com Cláudia, quando a campanha começou, muitos homens se recusavam a fazer o exame de toque, prática que tem mudado ao longo do tempo. "Quando se começou com a campanha, havia ainda um preconceito muito grande, era difícil conseguir que 30 homens fizessem o exame. Existe um preconceito muito grande, mas que já está sendo superado. Hoje, já chegamos a ter mais de 100 homens em uma única UBS para realizar o exame. Atualmente a campanha faz sucesso", comemora a docente.


Além do preconceito vencido, outro fator que ajuda a aumentar o número de homens nos consultórios é a cobrança da mulher. Cláudia explica que culturalmente, os homens não procuram ajuda médica com regularidade, o que contribui para o elevado número de casos, mas que as esposas os incentivam a ir ao especialista. "Existe também um papel das mulheres muito importante nessa campanha. As mulheres é que incentivam os homens a irem atrás de acompanhamento médico, elas que incentivam aos maridos participarem das campanhas. O homem tem um grande preconceito de procurar ajuda médica, de realizar tratamentos, e é a esposa que insiste, cobra e motiva o marido a buscar ajuda médica e realizar exames", explica.


A campanha ocorre até o dia 05 de dezembro, em todas as UBS do PI, das 19h às 21h. Veja quadro abaixo e confira os locais.

 DATA         UBS
 Dia 14/11 Furtado de Menezes (os exames serão realizados na UBS de Olavo Costa)
 Dia 16/11 Nossa Senhora Aparecida
 Dia 20/11 Santa Luzia
 Dia 21/11 Vale Verde
 Dia 22/11 Santo Antônio
 Dia 23/11 Progresso
 Dia 27/11 Retiro
 Dia 28/11 São Pedro
 Dia 29/11 Milho Branco
 Dia 30/11 Vila Ideal

 

 

 

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR