Suprema participa do Fórum Estadual das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Farmácia

Publicado em: 29/06/2018

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema participou, neste mês de junho, do Fórum Estadual das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia no Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. O evento, que tem com a participação de coordenadores, docentes e representantes dos cursos de graduação em Farmácia de instituições superiores de Minas Gerais, contou com palestras e oficinas sobre as diretrizes, metodologias e instrumentos de avaliação.

A coordenadora do Curso de Farmácia da Suprema, professora Soraida Sozzi, foi uma das palestrantes do Fórum. Ela promoveu um relato de experiência de implantação das diretrizes através do modelo de ensino da Suprema, que pode ser utilizado para cursos de Farmácia como sendo um projeto pedagógico viável e que atende às novas diretrizes curriculares, como foi discutido no Encontro do Conselho Federal de Farmácia, em Brasília, em abril deste ano. "Um modelo híbrido, onde mesclamos método tradicional de aula expositiva com metodologia de ensino e aprendizagem centrados no estudante, no qual ele é capaz de aprender, a ser, a conhecer. Ou seja, ser capaz de gerenciar o seu processo de ensino e aprendizagem tendo sempre um facilitador que o direciona a alcançar as competências e habilidades profissionais que o farmacêutico deve adquirir durante a formação na graduação do curso", destaca professora Soraida.

Foram discutidos no Fórum das DCNs os três eixos que compõem a nova proposta curricular do curso: Cuidados em Saúde, Inovação e Tecnologia e, Saúde e Gestão em Saúde. Foram realizadas oficinas para que cada grupo de coordenador pudesse trabalhar competências e objetivos, ações e estratégias de ensino, cenário, infraestrutura e avaliação de aprendizagem de cada eixo.

Também foi apresentado o Perfil do Farmacêutico do Estado de Minas Gerais, que está sendo traçado através de uma pesquisa no site do Conselho Regional de Farmácia. Ela engloba idade, sexo, salário, atuação, dentre outros pontos. De acordo com a professora Soraida Sozzi, " com esse perfil é possível delinear o curso de Farmácia e preparar profissionais que atendam às demandas da sociedade".

O Fórum das DCNs pretende ajudar a orientar os coordenadores na implementação e adequação das novas Diretrizes Curriculares em Minas Gerais, que devem estar em vigor até outubro de 2019. Para isso, novos encontros serão realizados para a capacitação dos coordenadores de curso para que os mesmos reformulem seus projetos pedagógicos dentro das novas perspectivas.