Suprema participa de ação para conscientizar sobre uso correto de medicamentos

Publicado em: 15/05/2018

Conscientizar a população sobre os riscos que envolvem a automedicação é o objetivo da Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos feita pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde - Suprema.

A ação será realizada na quarta-feira, dia 16, no Parque Halfeld, a partir das 9h. Os estudantes do curso de Farmácia da Suprema irão prestar serviços gratuitos, como aferição de pressão, teste de glicemia e IMC e orientação farmacêutica sobre o uso correto de medicamentos.

Tomar remédios por conta própria ou sem orientação é uma prática comum, principalmente quando se trata de desconfortos cotidianos. A coordenadora do Curso de Farmácia da Suprema, Soraida Sozzi Miguel, alerta que "o uso racional de medicamentos compreende a escolha terapêutica adequada, a indicação apropriada, a inexistência de contraindicação e mínima possibilidade de reação adversa". Soraida complementa ainda sobre a importância da dispensação correta e adesão ao tratamento.

Durante a ação serão distribuídos folhetos informativos, que também estão disponibilizados para download no site do Conselho Regional de Farmácia para os profissionais que quiserem reproduzir a campanha em seus estabelecimentos.

Vale destacar que os dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) mostram que, no Brasil, a cada hora três pessoas se intoxicam com remédios. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os erros de medicação causam pelo menos uma morte por dia no mundo.