IFMSA recebe calouros

Publicado em: 08/08/2017

O comitê local da IFMSA - Suprema, recebeu na ontem de segunda-feira, dia 7/8, os novos estudantes do curso de medicina. A recepção aos calouros aconteceu no Anfiteatro da Faculdade e reuniu os professores, diretores, estudantes e ex-alunos para dar as boas-vindas aos novos acadêmicos em medicina.

Uma das organizadoras do evento e estudante do 6º Período de Medicina, Giordana Dias Paes, diz que a recepção aos calouros é um momento de receber bem os novos integrantes e compartilhar histórias com quem já passou pela Suprema. "Esse evento se chama Essa é a minha história na medicina, onde eles contam um pedacinho do curso que eles fizeram, o que acharam, para incentivar os calouros, pois percebemos que os alunos chegam animados no primeiro período, mas depois de um tempo vão se acomodando. Queremos manter essa animação, e ver essa história de pessoas que já estão formadas ajuda a manter essa paixão pela medicina".

Giordana ainda explica que a recepção ocorre em dois dias. No primeiro acontece a palestra no anfiteatro, com a presença de professores e ex-alunos, e no segundo dia, ocorre um workshop no laboratório de habilidades, onde os alunos aprendem sobre ressuscitação cardiopulmonar, pressão arterial e lavagem de mãos. "Ficamos uma hora rodando nessas três estações, praticando com os calouros, e, gerando assim, mais um incentivo para estudarem medicina, mesmo que eles vejam tudo isso depois ao longo da graduação. Mostra um pouco de prática, pois vemos que eles gostam mais da prática do que a teoria, e com isso ficam mais animados antes de começar o curso", explica.

Já na quarta edição, a recepção aos calouros já produz uma diferença entre os alunos novatos. "Saímos emocionados, pois são histórias cativantes e estimuladoras. E depois passamos um questionário que avalia a recepção, com os pontos positivos e negativos. Mas a maioria dos comentários são sempre positivos", comenta Giordana.