Alunas da Suprema publicam capítulo em revista nacional

Alunas da Suprema publicam captulo em revista nacional

Publicado em: 27/06/2017

Alunas do curso de Medicina da Suprema, Anna Carolina Pereira Jacome e Tais Peron Souza Gomes, escreveram um capítulo que entrou para o Manual das Ligas de Trauma: Do Brasil para o Mundo, que serve de consulta e apoio a estudantes de todo o Brasil.

As estudantes escreveram sobre toda a trajetória da Liga Acadêmica de Atendimento Pré-Hospitalar da Faculdade Ciências Médica e da Saúde de Juiz de Fora (LAAPH-FCMS), desde seu fundamento, junto com a Faculdade, até a forma padronizada, iniciada em 2014.

O Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) em parceria com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) organizaram o Manual das Ligas do Trauma objetivando reunir a maior parcela de conhecimentos e experiências sobre todas as Ligas no Brasil e nas Américas. As alunas da Suprema foram convidadas a participarem do projeto.

"Tornar nossa LAAPH reconhecida pela SBAIT e CoBraLT durante a gestão foi um passo importante, que abriu portas para eventos e convites, entre eles o Manual da Ligas do Trauma, no qual eu e Anna Carolina tivemos a oportunidade de relatar um pouco do nosso trabalho enquanto acadêmicas. Hoje, esperamos que os ligantes que constituem a liga, possam dar continuidade ao trabalho, seja por meio das atividades diárias da liga, ou mesmo pela promoção de novos congressos e eventos. A graduação é uma oportunidade única de aprendizado, e ideias construtivas devem ser passadas a frente", comenta Taís Peron.

O lançamento do Manual ocorreu durante o XVIII Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (CoLT) em Maceió, Alagoas. Reconhecendo as contribuições valiosas que a equipe da LAAPH-FCMS proporciona para a área do trauma, urgência e emergência no Brasil, as discentes da Suprema redigiram um capítulo do Manual das Ligas do Trauma, descrevendo um relato de experiência sobre a liga do trauma da Faculdade. Elas abordaram todos os aspectos que os importantes sobre a Liga, como história, ações e projetos de ensino, pesquisa, extensão e prevenção ao trauma, parcerias, número de membros, formas de ingresso, além de outras informações que ajudaram a caracterizar a Liga.

"A experiência adquirida pelos ligantes e membros da diretoria da LAAPH-FCMS/JF resulta em gratidão pela oportunidade de participar de atividades como estágios, treinamentos e congressos promovendo o crescimento profissional e ampliação da visão e o domínio sobre o atendimento integrado ao trauma", diz Anna Carolina.

O atendimento integrado ao trauma, além da incontestável importância na formação profissional, é ciência que exige extremo rigor dos acadêmicos da área da saúde. Cenas de urgência e emergência requerem conhecimento, treinamento, tranquilidade, trabalho conjunto, tomada rápida de decisão e outros diversos fatores que apenas a convivência com o trauma é capaz de proporcionar.

Os membros da LAAAPH-FCMS/JF ao ingressar na liga acadêmica são agraciados com a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e acompanhar de perto uma das principais causas de mortalidade no Brasil: o trauma. As reuniões mensais têm por objetivo abordar temas relevantes que auxiliam teoricamente no atendimento prático dos ligantes à urgência e emergência. As aulas são baseadas no curso Advanced Trauma Life Support (ATLS®) e ministradas por médicos e enfermeiros que atuam na área. O estágio supervisionado no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (CISDESTE) de Juiz de Fora, por sua vez, confere aos ligantes a oportunidade de acompanhar os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em plantões. Presenciam assim o que se estuda, podendo colocar em prática o conhecimento adquirido junto de profissionais experientes no atendimento ao traumatizado, proporcionando grande diferencial na formação acadêmica.

Há ainda a conveniência do congresso anual organizado pela LAAPH-FCMS/JF, com apoio da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). O evento, símbolo da liga e da faculdade, reúne grandes nomes do atendimento pré-hospitalar e do trauma em aulas e workshops, atraindo atenção não só do público acadêmico, como também das mais diversas áreas da saúde de Juiz de Fora.

Tais Peron Souza Gomes