SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF 

Notícias

Residência de Neurologia do HMTJ tem reconhecimento da ABN

19 de março de 2018

Residência de Neurologia do HMTJ tem reconhecimento da ABN

Residência Médica em Neurologia do HMTJ acaba de ser reconhecida pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN) como mais uma opção para formação de neurologistas em Minas Gerais. O programa, juntamente com o Serviço de Neurologia do HMTJ, foram criados em 2015 sob chefia do neurologista Marcos Moreira e a Residência é credenciada pelo MEC com duas vagas anuais. Além disso, o Serviço de Neurologia disponibiliza um curso de pós-graduação para aperfeiçoamento de clínicos e neurologistas gerais.
Neste ano, a residência em Neurologia completou a criação de mais ambulatórios especializados. Agora, todos os residentes, cuja formação acontece em três anos, passam por subespecialidades focada em distúrbios de movimento; demências; neuroimunologia e esclerose múltipla; doenças cerebrovasculares; neuroinfecção; epilepsia; cefaleia, dor e neuropediatria. Além disso, o serviço dispõe de setor de exames para apoio no diagnóstico e conduta dos pacientes, contando com eletroencefalografia, eletroneuromiografia, líquido cefalorraquidiano e ressonância magnética.
Marcos Moreira faz questão de ressaltar a importância deste amplo leque de opções na Neurologia, não apenas na formação do especialista, mas, principalmente, pela assistência oferecida ao paciente, "lembrando que o HMTJ é 100% SUS". A agenda é sempre cheia em todas as subespecialidades e os pacientes tanto são triados pela Central de Marcação de Consultas quanto por um controle de agenda interna que garante assistência a pacientes de maior gravidade e por período adequado ao seu tratamento.
Em cada consulta realizada pelo Serviço de Neurologia e Residência Médica há sempre um preceptor, residente e/ou acadêmicos, além de alunos da pós-graduação, às sextas-feiras. O residente de Neurologia, em seus três anos de atividades no HMTJ, passa o primeiro ano focado na Clínica Médica e, nos outros dois, passa por todas as subespecialidades disponíveis no Therezinha.


Residência no HTMJ
A residência em Neurologia, em 2018, começou em 1º de março, com todas as outras 15 especialidades da Medicina disponíveis no programa do HMTJ. São 41 vagas iniciando neste ano apenas na área médica, além de 10 novas vagas nas disciplinas da Residência Multidisciplinar. No total, hoje, o HTMJ conta com 96 residentes médicos, além de 20 de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Farmácia e Análises Clínicas, que compõem a Residência Multidisciplinar.

 

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR