SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF 

Notícias

IV Jornada de Medicina Hiperbárica reúne profissionais da saúde em prol do conhecimento

04 de setembro de 2017

IV Jornada de Medicina Hiperbárica reúne profissionais da saúde em prol do conhecimento

No último final de semana, 1 e 2 de setembro, aconteceu no Anfiteatro da Suprema, a IV Jornada de Medicina Hiperbárica de Juiz de Fora. O evento reuniu médicos, dentistas, enfermeiros, estudantes, entre outros profissionais da saúde para discutir os avanços da Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento de diversas patologias como, osteomielite, Osteorradionecrose e feridas do pé diabético.


Este ano a Jornada trouxe uma novidade aos dentistas, um módulo inteiro voltado aos estudos da Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento Crânio Bucomaxilofacial, onde o Dr. Paulo José Pasquali falou sobre a Otimização de Enxertos Xenógenos em Reconstrução Total de Maxilas Atróficas, na busca de uma reabilitação cada vez menos invasivas e mais estáveis aos pacientes.


Neste módulo teve também Dr. Camilo Saraiva falando sobre a Osteorradionecrose de Mandíbula e a Dra. Rafaela Breijão de Melo com uma aula super esclarecedora sobre as complicações buco maxilares do uso dos bifosfonados, medicamentos utilizados no tratamento de doenças relacionadas à perda de mineral ósseo devido ao aumento da reabsorção óssea.


Uma das patologias tratadas com a Oxigenoterapia Hiperbárica é a Doença descompressiva, síndrome clínica cujo conjunto de sinais e sintomas são consequência direta dos efeitos da presença de bolhas de gás nos tecidos e na circulação sanguínea, sendo assim, um Módulo de Mergulho não poderia faltar nesta edição da Jornada de Medicina Hiperbárica, que contou com a presença do Dr. Bruno Parente falando de Acidentes e Doenças típicas do Mergulho e com o Tenente Guillarducci do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que apresentou uma palestra incrível sobre Salvamento em Acidentes Aquáticos, endossando a importância dos treinamentos subaquáticos do Corpo de Bombeiro para resgates nestes casos.


A programação da Jornada contou ainda com palestras e mesas redondas sobre os avanços da OHB (Oxigenoterapia Hiperbárica), Pé Diabético, Osteomielite, Retalhos e Enxertos, finalizando com o 3º Workshop de Curativos e Coberturas Especiais, ministrado pelas enfermeiras Nathália Alvarenga e Gilmara.

 

O evento realizado pela O2JF teve também a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, Dr. Fabrício Valandro Rech que veio prestigiar o evento e convidar a todos para o 8º Congresso Brasileiro de Medicina Hiperbárica, realizado em outubro em Santa Catarina.

 

 

 

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR