Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/supremagodaddy/public_html/noticia-interna.php on line 23
SUPREMA | Faculdade de Ciencias Medicas e da Saude de Juiz de Fora - FCMS/JF Notícias - Faculdade Suprema

SUPREMA | Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - FCMS/JF

IV Jornada de Medicina Hiperbárica reúne profissionais da saúde em prol do conhecimento

IV Jornada de Medicina Hiperbrica rene profissionais da sade em prol do conhecimento

Publicado em: 04/09/2017

No último final de semana, 1 e 2 de setembro, aconteceu no Anfiteatro da Suprema, a IV Jornada de Medicina Hiperbárica de Juiz de Fora. O evento reuniu médicos, dentistas, enfermeiros, estudantes, entre outros profissionais da saúde para discutir os avanços da Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento de diversas patologias como, osteomielite, Osteorradionecrose e feridas do pé diabético.


Este ano a Jornada trouxe uma novidade aos dentistas, um módulo inteiro voltado aos estudos da Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento Crânio Bucomaxilofacial, onde o Dr. Paulo José Pasquali falou sobre a Otimização de Enxertos Xenógenos em Reconstrução Total de Maxilas Atróficas, na busca de uma reabilitação cada vez menos invasivas e mais estáveis aos pacientes.


Neste módulo teve também Dr. Camilo Saraiva falando sobre a Osteorradionecrose de Mandíbula e a Dra. Rafaela Breijão de Melo com uma aula super esclarecedora sobre as complicações buco maxilares do uso dos bifosfonados, medicamentos utilizados no tratamento de doenças relacionadas à perda de mineral ósseo devido ao aumento da reabsorção óssea.


Uma das patologias tratadas com a Oxigenoterapia Hiperbárica é a Doença descompressiva, síndrome clínica cujo conjunto de sinais e sintomas são consequência direta dos efeitos da presença de bolhas de gás nos tecidos e na circulação sanguínea, sendo assim, um Módulo de Mergulho não poderia faltar nesta edição da Jornada de Medicina Hiperbárica, que contou com a presença do Dr. Bruno Parente falando de Acidentes e Doenças típicas do Mergulho e com o Tenente Guillarducci do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que apresentou uma palestra incrível sobre Salvamento em Acidentes Aquáticos, endossando a importância dos treinamentos subaquáticos do Corpo de Bombeiro para resgates nestes casos.


A programação da Jornada contou ainda com palestras e mesas redondas sobre os avanços da OHB (Oxigenoterapia Hiperbárica), Pé Diabético, Osteomielite, Retalhos e Enxertos, finalizando com o 3º Workshop de Curativos e Coberturas Especiais, ministrado pelas enfermeiras Nathália Alvarenga e Gilmara.

 

O evento realizado pela O2JF teve também a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, Dr. Fabrício Valandro Rech que veio prestigiar o evento e convidar a todos para o 8º Congresso Brasileiro de Medicina Hiperbárica, realizado em outubro em Santa Catarina.

 

 

 

Canais Interativos

Podcast
Podcast

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR


SUPREMA-Sociedade Universitária para o Ensino Médico Assistencial LTDA - CNPJ: 05.079.440/0001-08

Todos os Direitos Reservados

Futuro