SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF 

Ensino

Infraestrutura de Ensino

Laboratórios de Anatomia

 

Os Laboratórios de Anatomia Humana (Bloco A) são construídos com arquitetura moderna, em consonância com as especificações de biossegurança, ventilação e preservação ambiental, destinados ao conjunto de disciplinas de Anatomia, em todos os cursos. A área total construída é de 239,9m2, dividida em duas partes de 94,8m2 cada e uma de 50,3m2.

 

São constituídos de uma sala de preparo e manuseio com cuba para cadáveres e uma geladeira para conservação das peças. Possuem, também, modelos esquemáticos, peças em resina de padrão internacional, morfologicamente similares às biológicas, e softwares educativos que facilitam a aprendizagem. Apresentam iluminação adequada, boa ventilação e condições de fácil higienização. Abaixo, a relação de peças anatômicas, equipamentos, atlas e roteiros de estudos, visando a política de expansão:

 

Laboratório 1 possui um tanque em aço inoxidável, no qual se lavam as peças anatômicas; uma pia em aço inoxidável para lavagem das mãos; oito mesas em aço inoxidável para estudo anatômico; três estantes para acomodação dos materiais pessoais dos estudantes.

 

Laboratório 2 tem a mesma finalidade do 1. é dotado de uma pia em aço inoxidável para lavagem das mãos, um tanque em aço inoxidável, três estantes para acomodação dos materiais dos estudantes e oito mesas, em aço inoxidável, para estudos de anatomia através de peças humanas e de materiais resinados.

 

Sala de Armazenamento possui um tanque em aço inoxidável com capacidade para dezesseis corpos, mais peças anatômicas. Sua tampa funciona por mecanismo hidráulico. Este laboratório possui ainda uma geladeira com capacidade para armazenar dois cadáveres, para o aguardo dos trâmites legais e identificação dos mesmos. Possui, ainda, uma maca em aço inoxidável e duas mesas em aço inoxidável, para dissecação e preparo de corpos. Neste laboratório, existe uma sala destinada ao armazenamento de peças anatômicas resinadas, de fibra e de plástico injetado, que retratam fielmente cada órgão humano.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando

 


 

Laboratório de Biofísica, Fisiologia, Farmacologia e Patologia Macroscópica

 

Os dois Laboratórios de Fisiologia (Bloco C) apresentam uma área total de 117,5m2. Um deles possui quatro mesas de madeira, com tampo de fórmica; 32 bancos; uma pia em aço inoxidável; estantes de ferro. O outro possui quatro mesas de madeira com tampo em fórmica; 24 bancos; três estantes; uma mesa com computador. Apresentam iluminação adequada, boa ventilação e condições de fácil higienização.

 

Nestes são ministradas as aulas práticas para as disciplinas: Fisiologia I e II, Biofísica e Patologia Macroscópica, atendendo aos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Farmácia e Odontologia.

 

Os dois laboratórios são equipados com modernos equipamentos para o ensino e a pesquisa em Fisiologia, Biofísica, Patologia e Farmacologia: pneumógrafo Marrone assistido por computador, microscópios, contador de células, centrífugas de micro-hematócrito, centrífugas, estufa, fotômetro de chama, equipamento para mensuração do Ph, quimógrafo Macedo assistido por computador, mesa cirúrgica completa para cobaia de pequeno porte, estojo Master para dissecação de animais, gerador digital de estímulos elétricos Quintillham, peças anotômicas com patologias diversas, Sistema PowerLab para ensino e pesquisa em fisiologia com kits para eletrocardiograma com sons cardíacos, eletrocardiograma e circulação periférica, efeitos cardiovasculares do exercício, pressão arterial, músculos, eletromiografia, reflexo e tempo de reação, eletroencefalografia, fisiologia sensorial e respiração.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 

 


 

Laboratórios de Bioquímica e Ciências Exatas

 

Laboratório de Bioquímica e Ciência Exatas (Bloco A) atende às disciplinas: Bioquímica, Química Orgânica I e II, Química Inorgânica I e II, Química Analítica Qualitativa, Quantitativa e Instrumental, Físicoquímica e Física Aplicada à Farmácia, ministradas para os cursos de: Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Farmácia e Odontologia.

 

A área total do laboratório é de 222,10 m², dividida em duas salas de espaços iguais. O laboratório está equipado com estantes para acomodação dos materiais dos alunos e duas bancadas, com 16 bicos de Bunsen por sala para o trabalho discente, destacando as adaptadas para alunos com necessidades especiais. Está dotado com lousa, pias em aço inoxidável, armário e prateleiras. Possui equipamentos, vidrarias e reagentes que atendem aos objetivos de cada aula prática.

 

Apresenta boa iluminação natural, bem como boa ventilação. Está equipado com um extintor de incêndio interno, à base de dióxido de carbono, e dois externos, à base de água, todos com capacidade de seis quilos. Conta, ainda, com dois dispositivos para emergência ocular e duas duchas, para corpo inteiro.

 

Entre os dois Laboratórios, existe um almoxarifado destinado ao estoque de vidrarias e reagentes químicos, dispostos em prateleiras independentes e identificados dentro das normas de biossegurança. é dotado de um sistema de dupla exaustão (inferior e superior), iluminação com lâmpadas especiais e sistema anti-explosivo, uma geladeira duplex.

 

Ambos apresentam condições de fácil higienização e construção dentro das normas de biossegurança.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando
carregando carregando carregando

 

 


 

Laboratório de Histologia e Patologia Microscópica

 

Os Laboratórios de Histologia, Embriologia e Patologia I e II (Bloco A) têm área total de 147,9 m2, dividida em dois laboratórios com oito bancadas cada, inclusive com uma adaptada aos portadores de necessidades especiais, todas equipadas com microscópios binoculares, totalizando 60 microscópios. Possuem condições de fácil higienização, iluminação adequada, boa ventilação e construção dentro das normas de Biossegurança.

 

As lâminas – duas coleções, num total de 80 lâminas – para estudo de células e tecidos diversos estão acondicionadas em caixas adequadas e devidamente identificadas. Um dos laboratórios possui um sistema microscópico Trinocular e um microcomputador acoplado a um projetor de mídia, para projeções de lâminas e de imagens geradas pela web. Este laboratório atende às disciplinas Histologia I e II, Citologia, Biologia Celular e Patologia Microscópica I e II, de todos os cursos existentes na FCMS/JF.

 

Os acadêmicos acompanham todos os procedimentos do professor via projeção multimídia: um avançado sistema de projeção no qual um microscópio acoplado a uma câmera de vídeo transmite a imagem ao vivo para os estudantes, enquanto o professor faz a explanação sobre a imagem projetada. Isto melhora o entendimento e amplia a capacidade de estudo em horários extra classe, uma vez que o Laboratório oferece aos acadêmicos a oportunidade de estudo em horários alternativos.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando

 


 

Laboratório de Microbiologia, Imunologia, Parasitologia e Farmacobotânica

 

Os Laboratórios de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia e Farmacobo-tânica (Bloco A) são constituídos de dois ambientes, com área total de 124,50m.2. Apresentam iluminação adequada e boa ventilação e bancadas adaptadas para portadores de necessidades especiais. Têm condições de fácil higienização e construção dentro das normas de Biossegurança. São compostos de pias, bancadas com bicos de Bünsen e microscópios. Atendem às disciplinas de: Microbiologia Geral e Infectologia, Parasitologia Geral e Médica e Farmacobotânica.

 

Um dos laboratórios possui acomodação dos materiais pessoais dos estudantes, quatro pias, duas bancadas, vinte bicos de Bünsen e quinze microscópios binoculares. Há ainda uma área restrita onde se realiza a manipulação dos microrganismos para as aulas práticas, com equipamentos adequados para o trabalho em segurança.

 

Possuem ainda uma sala para preparo de meios de cultura e coloração de lâminas, contendo: autoclave; caixa de lâminas prontas de microscopia de microbiologia e parasitologia; capela de fluxo laminar classe II; centrífuga; contador de colônias; cubas em aço inox; estufa incubadora; estufa para secagem; geladeira; lupas entomológicas e microscópio esterioscópio.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando
carregando carregando carregando

 


 

 

Laboratório de Habilidades e Simulação Realística

Laboratório de Habilidades Profissionais e Simulação Realística – LHPSR (Bloco C) representa uma importante alternativa de apoio pedagógico. Nele, são realizadas atividades antecipatórias das práticas profissionais, para o treinamento de habilidades com o paciente simulado. O objetivo é preparar o estudante para o exercício técnico e intelectual de sua futura profissão, pautado nos preceitos da bioética.

 

Seguindo a tendência de um campo de prática moderno, o Laboratório possui manequins computadorizados que reproduzem, com fidedignidade, situações reais que o acadêmico irá encontrar em sua prática clínica. Com isso, o estudante se prepara para uma abordagem humana. Também tem a oportunidade de treinar suas habilidades, contando ainda com o Projeto Teatrando na Saúde, uma equipe de atores e acadêmicos preparados que participam dos cenários simulados.

 

O LHPSR possui 7 estações fixas:

• centro cirúrgico;
• UTI;
• pediatria;
• ginecologia e obstetrícia;
• 2 consultórios médicos;
• suportes básico e avançado de vida.


Todos esses ambientes são altamente equipados com materiais de alta tecnologia, permitindo que os estudantes e profissionais da área da saúde se capacitem para a inserção em atividades de atenção à saúde, possibilitando a construção de um pensar mais completo.

 

De acordo com a Lei nº 13.168, de 6 de outubro de 2015

 

carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando
carregando carregando carregando

 

 

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR