SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF 

Mídia

Canal HMTJ

14 de junho de 2018

Dia Mundial do Doador de Sangue

A campanha da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) para o Dia Mundial do Doador de Sangue de 2018, celebrado a cada ano em 14 de junho, agradece ao empenho dos doadores voluntários não remunerados e busca conscientizar o público em geral da necessidade de mais doações voluntárias regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade do sangue e seus derivados.

O tema da campanha é "Seja solidário. Doe sangue. Compartilhe vida". A iniciativa destaca valores humanos fundamentais, como altruísmo, respeito, empatia e generosidade. As transfusões de sangue e de seus componentes ajudam a salvar milhões de vidas todos os anos. Contribuem também para que os pacientes com doenças potencialmente mortais vivam por mais tempo e com melhor qualidade de vida, além de possibilitarem intervenções médicas e cirúrgicas complexas. As transfusões têm uma função vital no atendimento materno-infantil, na gravidez e na resposta de emergência no caso de desastres naturais ou causados pelos seres humanos.

Os serviços de hemoterapia, que possibilitam aos pacientes o acesso ao sangue e aos componentes sanguíneos seguros e suficientes, são um fator-chave dos sistemas de saúde eficazes. Só se pode assegurar um fornecimento suficiente mediante doações regulares voluntárias e não remuneradas. No entanto, em muitos países os serviços de hemoterapia continuam tendo dificuldade para oferecer sangue suficiente e garantir sua qualidade e segurança.

Condições necessárias para ser doador:
. Ter e estar com boas condições de saúde.
. Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
. Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos somente poderão doar se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização preenchida e assinada pelo responsável legal (pai/mãe/guardião/tutor), portando fotocópia do documento desse, constante da Autorização. Pessoas com mais de 61 anos devem ter realizado pelo menos uma doação até os 60 anos.
. Pesar mais de 50kg.
. Ter dormido bem na noite anterior à doação.
. Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.
. Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses.
. Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses.
. Se for doar pela manhã, alimente-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas.Se teve febre nos últimos 30 dias, aguarde para doar.

Hemominas em Juiz de Fora:
Rua Barão de Cataguases, s/n, no Centro.
De 7h às 18h, de segunda a sexta, e aos sábados, de 7h às 11h.
Doações podem ser agendadas pelo telefone (32) 3257-3114.


Canais Interativos

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR