SUPREMA | Faculdade de CiÊncias MÉdicas e da SaÚde de Juiz de Fora - FCMS/JF 

Mídia

Canal HMTJ

14 de novembro de 2014

DIA MUNDIAL DA DIABETES

O dia 14 de novembro é o Dia Mundial contra Diabetes. A data foi instituída em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e vem sendo utilizada como alerta para o aumento da incidência do diabetes no mundo e para divulgar informações que ajudem na prevenção e controle desta doença. O dia traz a cor azul para as campanhas mundiais de divulgação e sensibilização em relação ao tema, seguindo exemplo da Campanha para prevenção do câncer de mama, Outubro Rosa.

Confira abaixo os tipos de diabetes, prevenção e os sintomas da doença:

O diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, caracterizada pela destruição das células do pâncreas, produtoras de insulina. Com isso, pessoas com esse tipo da doença produzem muito pouca ou quase nenhuma insulina e, com isso, precisam fazer a reposição medicamentosa. Já foi chamado de Diabetes Juvenil, por ser mais diagnosticado em crianças e adolescentes.

Com o aumento dos casos de obesidade, vêm sendo registrados casos de diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes. Nesse tipo a característica principal é a resistência a insulina. Em geral, o Diabetes tipo 2 é controlado com exercícios físicos, mas em alguns casos são necessários medicação oral e insulina também.

 

Como prevenir?

  • Prática de exercícios físicos;
  • Manter o peso;
  • Alimentação saudável;
  • Fazer testes para medir a glicose com frequencia.

 

Sintomas da Diabetes:

Sede intensa, fome intensa, perda de peso, muito cansaço, aumento do volume urinário, cicatrização difícil, infecções na pele, fadiga, dores nas pernas, importência sexual e problemas na visão.

Vale destacar que histórico familiar faz com que haja mais probabilidade de a pessoa manifestar a doença.  

 

 


Canais Interativos

(32) 2101.5000

Alameda Salvaterra, nº 200, Bairro Salvaterra, CEP 36.033-003 - Juiz de Fora MG

VEJA ABAIXO COMO CHEGAR